sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Do helicóptero a Ferrari: Vitorino fala das diferentes experiências Vividas no mundo do futebol

O técnico Leonardo Vitorino, que atua no Al Gharafa, do Qatar, há quatro temporadas, teve a oportunidade de trabalhar em diferentes escolas do futebol mundial, colecionando experiências no tocante ao trabalho de formação na base, se tornando uma referência no assunto. Ao longo de sua vitoriosa carreira, o brasileiro teve passagens pelas seleções de base dos Estados Unidos, Austrália, Trinidad e Tobago e por times profissionais em Angola, alguns do Rio de Janeiro e outros no Espírito Santo, além do Qatar.

“Em cada país por onde passei, vivi experiências marcantes e inesquecíveis. Já cheguei a ter que viajar de helicóptero, em Angola, para jogar em uma nação, por outro lado, já vi jogadores terem como atrativo no clube apenas o café e o almoço, assim como já vi chegarem de Ferrari para treinar. Nos Estados Unidos os jogadores eram escolhidos em competições escolares, já em Angola, a seleção de novos atletas ocorria nos campos de areia, localizados nos bairros; enquanto aqui no Qatar, temos que ir às escolas, pois os jogadores não vêm aos clubes para treinar”, explica Vitorino, que sempre participou de clínicas, curtos e palestras sobre futebol, em todas as suas vertentes, sempre procurando crescimento e aperfeiçoamento profissional.
“Para cada país e cada clube é preciso criar atrativos diferentes para que o jogador de qualidade seja captado. Hoje, no mundo a concorrência é muito grande entre os clubes, então o diferencial fica sendo estrutura, profissionais que ministram os treinos e, principalmente, o desempenho do time principal”, acrescenta o brasileiro.
Segundo Leonardo, no Brasil a grande dificuldade dos jogadores da base é a locomoção até o local dos treinamentos, pois muitos enfrentam horas de ônibus ou trem até chegar ao clube. “Isso faz com que muitos jovens não rendam o esperado durante os jogos e treinos. Ou, o que é pior, estes jovens acabam deixando de treinar por causa desta enorme dificuldade”, adverte Leonardo.
“Aqui no Qatar, já foi criado uma estratégia: o clube comprou vans e fez com que os atrasos, desgaste e as despesas de transporte com jogadores fossem eliminadas. Para o futebol brasileiro, eu possuo algumas ideias que podem eliminar também esse gasto, mas prefiro esperar para falar sobre isso quando eu estiver de volta”, observa o treinador.
Durante o evento ‘Aspire4Sport in Doha’, ocorrido recentemente no Qatar, Leonardo conversou com o presidente do FC Barcelona, Sandro Rosseli, que explicou como acontece a captação dos jogadores para a base do clube. “Possuímos uma rede de observadores que analisam o potencial dos jogadores. Aqueles que podem fazer parte do clube são contatados e a eles são oferecidos diferenciais que não são financeiros, mas sim estruturais para o jogador e sua família”, lembra.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Formar Bem Para Diminuir Gastos...

Caros Amigos,


Hoje resolvi escrever um pouco sobre o que penso com relação ao famoso trabalho de formação que todos no mundo dizem ter projetos.
Na minha opinião , nem sempre as mais modernas máquinas nas Salas de Musculução, materiais de primeiro mundo para avaliações , etc.... refletem uma formação de jogadores de alto nível. Nenhum clube consegue formar bem se não tiver profissionais capacitados e com experiência na detectação de talentos.
O Brasil sempre foi um dos grandes formadores do futebol mundial, não só por causa de tecnologia. Mas sim, em boa parte por ter profissionais que sempre se preocuparam primeiramente em efetuar trabalhos técnicos básicos na categoria sub 13 e sub 15. Estas categorias são consideradas por mim a idade de ouro do atleta, pois nela podemos definir se um atleta tem uma condição técnica melhor do que os demais, além de podermos ter a percepção das  condições mínimas se ele poderá se tornar um atleta de alto nível.
O Grande diferencial se chama : Processo Seletivo. Se este processo é bem feito, os treinadores das categorias terão mais facilidade em lapidar o futuro talento.
Aqui no Qatar faço questão de acompanhar todos os jogos da base do nosso Clube e também saber onde estão emprestados os jogadores que tem vínculo com o Al Gharafa.
Mas o principal diferencial que temos para selecionar nossos atletas são as visitas as Escolas, pois aqui no País nao temos muitas competições Escolares. 
Processo Seletivo bem feito é o ínicio de uma formação bem feita !

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Segunda Divisão do Qatar

Caros Amigos,

Tenho acompanhado alguns jogos da Segunda divisão do Qatar, pois o Al Gharafa tem alguns jogadores que estão emprestados a times que jogam nesta divisão e como esses jogadores um dia retornarão ao clube estou observando o maior numero que posso.
Lógico que nesta divisão existe um numero maior de jogadores estrangeiros e alguns qataris. Por isso é sempre bom estar sabendo o que acontece por lá, pois além disso, o Clube jogará a Copa do Rei onde todos os times se enfrentarão sejam eles da primeira ou segunda divisão.
Sou funcionário do Clube e sempre farei o meu melhor por meu contratante.

Como no fim de maio meu contrato se encerra, farei sempre o meu melhor até que aconteçam possibilidades reais de continuidade ou não.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AGORA OU NUNCA !!

Decidi reproduzir o texto do Grande Irineu Filho, o qual recebi e achei interessante.



Irineu Loturco Filho
“Começarei minha dieta e meu treino na próxima semana”; “Estou na maior correria, mas vou acertar meus horário e parar de comer fast food”; “Mês que vem eu paro de fumar”. Quem nunca ouviu comentários como esses? Ainda mais agora que o ano novo já não é mais tão “novo” assim, essas frases assumem importância significativa na vida de muitas pessoas. Afinal, dez entre dez seres humanos desejam entrar em forma e viver saudavelmente!
Entretanto, quando o assunto é forma física, nem sempre “querer é poder”! Não basta ter vontade! É necessário lutar, modificar velhos costumes e abandonar uma série de vícios! Quer exemplo maior que o problema enfrentado pelos Estados Unidos, que embora seja repleto de recursos científicos, possui cerca de 2/3 de sua população obesa? Remédios, treinamentos físicos precisos, suplementos nutricionais: nada disso é capaz de frear o apetite voraz e o sedentarismo do povo americano! O resultado disso? Nem mesmo a medicina mais desenvolvida do mundo consegue diminuir a incidência e a manifestação das doenças cardiovasculares na terra do Tio Sam!
Você quer entrar em forma? Quer abandonar seus vícios e costumes insalubres? Quer realmente mudar o seu ano, ou melhor, a sua vida? Encare seus problemas e não deixe para amanhã ou para a semana que vem! Comece agora: quando o assunto é saúde e longevidade, sempre existe tempo para correr atrás! Mexa-se: faça um exame médico, consulte um nutricionista, procure um profissional de educação física!
Vencer a preguiça e resistir às muitas tentações são apenas algumas das exigências para quem quer ter uma vida saudável!  Isso exige dedicação, abnegação e, sobretudo, disciplina. Uma disciplina manifestada a cada dia, capaz de transformar uma nova atividade em um hábito prazeroso! Não procure milagres ou soluções e não se deixe enganar por falsas promessas! Lembre-se: essa sempre será uma luta pessoal e apenas você pode assumir o controle!


Irineu Loturco Filho é consultor técnico da área esportiva do GPA e da rede de academias A!Body Tech, membro do setor neuromuscular da UNIFESP e Doutorando em Metodologia do Treinamento para o Alto Rendimento Esportivo pela Univ. Pablo de Olavide (ESP). Acompanhe os cursos do professor Irineu: http://www.sdois.com.br/

INDICAÇÃO DE LIVROS

Acabo de ler dois excelentes livros aqui no Qatar :

1- A Bola da vez de Antonio Afif , que fala do Marketing Esportivo no Brasil .
Muito interessante e apresentam diversas cases do Esporte. Material para ser guardado eternamente e relido com frequencia.

2- A bola não entra por acaso de Ferran Soriano , que contra toda trajetória do Barcelona e as principais gestões do Clube nos Ultimos anos. Sensacional !


No momento tenho lido, o livro : "Fazer Acontecer" do autor Julio Ribeiro , que foi o livro de propaganda mais vendido no Brasil.


Fica aí algumas dicas de leitura aos meus amigos que me acompanham por aqui.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ronaldo (R9) - O Mito que ví Jogar

Comecei a jogar por um Clube em 1987, em um time chamado Sao Cristovão do Rio de Janeiro. Lembro-me que tinha que ir aos treinos muitas vezes pulando a linha do trem pois nao tinha dinheiro para  a passagem.
Foi um início muito dificil , mas também de superação em busca de um sonho : ser jogador de futebol.
No time em que jogávamos tinhamos bons jogadores  : Valber, Alfredo Sampaio e depois Renatinho ( que foi do Duque de Caxias), entre outros. Mas o maior de todos os jogadores sempre estava logo alí do lado, na quadra de futsal. Sempre que tínhamos jogos em casa, nosso aquecimento era atrás da arquibancada e muitas vezes antes de começar nossos jogos ficávamos, observando uma parte dos jogos do nosso Clube, que sempre aprontava para cima dos chamados "grandes".
Quase sempre o destaque era um garoto dentuço, que mais tarde foi jogar no Campo . Nao sabia o nome dele, mas depois de alguns anos soube que o nome dele era : Ronaldo.
Passei a jogar no Botafogo e acompanhar aquele garoto que fez sucesso no Mundo. Para mim, o simples fato de sair do Sao Cristovão e conseguir vestir a camisa da Seleção Brasileira, já o credenciava a ser um vencedor.
Hoje posso acrescentar, Ronaldo é um dos maiores vencedores do Esporte !
Além das Inúmeras Conquistas, Ronaldo é um vencedor, pois sempre superou todas as contusões que lhe tentaram fazer desistir. Mas como vencedor, ele sempre enfrentou com coragem e com força de vontade essas adversidades. Dentro do Campo imbátivel ! Nem as operaçoes o fizeram parar ! Na minha opinião fica o exemplo deste mito do futebol que ganhou tudo com a Seleção e com Clubes, mas o principal : Vneceu as adversidades, venceu contusões e se tornou um dos grandes nomes da história esportiva.
Parabens Ronaldo !Parabens "DADADO" !!



ودعا فريق بدأت اللعب لناد في عام 1987 ، وسانت كريستوفر ريو دي جانيرو. وأذكر أنني مضطرة للذهاب إلى التدريب في كثير من الأحيان القفز من القطار المسارات لأنه ليس لديه المال لإقراره. وكانت بداية صعبة جدا ، ولكن أيضا للتغلب على سعيا لتحقيق حلم : أن تصبح لاعب كرة قدم. في الوقت الذي لعبنا كان لاعبين جيدين : Valber ، سامبايو ألفريدو ثم Renatinho (الذي كان دوكي دي كاكسياس) ، وبين الآخرين. ولكن كان أعظم من جميع اللاعبين دائما على حق قاب قوسين أو أدنى ، على المحكمة لكرة الصالات. كان لدينا التدفئة كلما كانت لدينا مباريات على ملعبه ، وراء المنصة ، وغالبا ما كنا قبل بدء مبارياتنا ، ومشاهدة الألعاب جزءا من نادينا ، التي كانت دائما تصل إلى أكثر من ما يسمى ب "الكبير". دائما تقريبا وكان أبرز صبي مسنن ، الذي ذهب في وقت لاحق للعب على ارض الملعب. لم أكن أعرف اسمه ، ولكن بعد بضع سنوات نعرف أن اسمه كان رونالدو. لقد بدأت اللعب في بوتافوغو واتبع هذا الفتى الذي جعل النجاح في العالم. بالنسبة لي ، والحقيقة البسيطة من مغادرة سان كيتس والحصول على ارتداء المنتخب البرازيلي ، بالفعل يخول له أن يكون الفائز. اليوم يمكنني أن أضيف ، رونالدو هو واحد من أكبر الفائزين في الرياضة! بالإضافة إلى العديد من الإنجازات ورونالدو هو الفائز ، لأنني دائما فاز كل الكدمات التي حاولت الإقلاع عن التدخين. لكن الفائز ، واجه المحن دائما مع هذه الشجاعة وقوة الارادة. في الريف الذي لا يهزم! ولم تتوقف العمليات! تغلب تغلب على الصعاب والإصابات وأصبحت واحدة من الأسماء الكبرى في تاريخ الرياضة : في رأيي هو مثال على هذا أسطورة كرة القدم التي فازت في جميع المنتخبات الوطنية والاندية ، ولكن الشيء الرئيسي.
مبروك رونالدو مبروك! "DADADO"!

Aplicação Tática

Hoje em dia, existem inúmeros treinadores, profissionais do futebol e até pessoas da imprensa que analizam e discutem sobre esquemas táticos e movimentações dos time de futebol pelo Mundo.
Sinceramente acho válido, mas é bom sempre lembrar que o diferencial entre os Treinadores que trabalham no dia a dia com o time está em saber aplicar e executar tais sistemas táticos.
Podemos acompanhar a grande dificuldade dos times brasileiros, que tem como característica laterais apoiadores  quando jogam contra times que efetuam seus bloqueios nas laterais com os seus meias marcando o lado do campo.
Os times brasileiros tem por característica jogarem com o meio campo em losango , ou seja, com um meia fixo na frente dos dois atacantes. E Quando jogam com times que jogam com 2 linhas de 4 no sistema 4-4-2 , encontram muitas dificuldades pois os laterais nao tem espaço para seus avanços.
Na minha opinião, o mais importante é saber com quantos jogadores um time ataca , quantos defendem quando se perde a bola, se existe espaço entre os setores e virtudes e deficiencias dos jogadores entre outras característica.
Já ví muitos treinadores que sao profundo conhecedores de esquemas táticos e estratégias de seus adversários, mas padecem quando é preciso comandar  a execução dos movimentos nos treinos preparatórios para o jogo. É PRECISO SABER FAZER ! Essa é a diferença !


اليوم ، هناك العديد من المدربين ، وحتى كرة القدم الناس صحافي ان تحليل ومناقشة خطط تكتيكية و حركة فريق كرة القدم في العالم. بصراحة أعتقد صالحة ، ولكن من الجيد دائما أن نتذكر أن الفارق بين المدربين الذين يعملون في يوم لآخر مع الفريق لتعلم وتطبيق أداء هذه الأنظمة التكتيكية. ويمكننا متابعة صعوبة كبيرة من الفرق البرازيلية ، التي أنصار الوحشي مميزة عندما يلعب ضد الفرق التي تؤدي بهم أقفال على الجانبين مع الجوارب تمييزها بعلامات جانب الميدان. السمة هو الفرق البرازيلي اللعب في وسط الملعب الماس ، أي نصف ثابت امام اثنان من المهاجمين. عندما البريد اللعب مع الفرق التي تلعب مع صفين من 4 4-4-2 على النظام ، العديد من الصعوبات لأن الجانب لم يعد يتسع للسلف له. في رأيي ، أهم شيء هو كيفية العديد من اللاعبين فريقا الهجمات ، وأولئك الذين يدافعون عن عند فقدان الكرة إذا كان هناك مسافة بين القطاعات والفضائل والنواقص للاعبين بين الخصائص الأخرى.
لقد شاهدت العديد من المدربين الذين هم خبراء من خطط تكتيكية وعميق استراتيجيات من خصومهم ، ولكنهم يعانون عندما يتعلق الأمر لقيادة أداء الحركة خلال الممارسة في التحضير للمباراة. تريد أن تعرف لا! 
وهذا هو الفرق!