quarta-feira, 25 de maio de 2011

Brasileiro no Qatar comenta passagens de Juninho e Felipe

Após entrevistar trazer para o leitor uma entrevista exclusiva com Juninho Pernambucano, o Supervasco.com foi atrás de alguém pudesse analisar a atual fase do 'Reizinho' no futebol do Qatar para os vascaínos. Há mais de cinco anos no Al-Gharafa, o treinador Leonardo Vitorino além de conhecer como poucos o futebol árabe, convive diariamente com o futuro camisa 8 da Colina.

No bate-papo que poderá ser conferido abaixo, o técnico analisa a atual fase do futebol no país dos sheiks, a passagem de Felipe pelo mesmo e atual forma física e técnica de Juninho Pernambucano, que segundo ele ainda dará muitas alegrias para a torcida cruzmaltina. Confira:

1- Fale um pouco sobre sua carreira. Como ela começou? Por quais clubes o senhor passou? Quais títulos já conquistou? Quais os melhores jogadores com quem o senhor já trabalhou?

Como jogador, passei por diversos clubes: São Cristóvão, Botafogo FR-RJ, Croix (França), Madureira-RJ, Americano de Campos-RJ e parei cedo, no Arraial do Cabo-RJ, onde iniciei minha carreira fora de campo, pois devido a minha altura (1m78) estava muito difícil continuar jogando como goleiro em times de ponta. Optei em participar dos Cursos da Academia Brasileira de Futebol (órgão filiado a Fifa) e iniciar minha carreira fora do campo: Seleção Sub-15 da Austrália, Seleção Sub-17 dos Estados Unidos, Cianorte E.C. (Paraná), C.F. Zico (Paraná), Botafogo F.R., Seleção de Trindad e Tobago, Santos F.C. (Angola), La Sierra University (USA), América FC (RJ), Macaé Esporte (RJ) e Al Gharafa foram clubes e seleções por onde passei e conquistamos alguns títulos: 

• Campeão do Torneio de Sidney – Seleção da Austrália – 1994,
• Campeão da Copa Paraná – Cianorte E.C.- 1997
• Campeão da Copa Norte Paraná – Cianorte E.C - 1997
• Tetracampeão Juvenil – Botafogo F.R. – 1998
• Tricampeão de Juniores – Botafogo F.R. 98,99 3 2001
• Campeão de Angola (3ª Divisão)- Santos Futebol Clube de Angola - 2002
• Campeão de Angola (2ª Divisão) – Santos Futebol Clube de Angola- 2003
• Campeão do 1o Turno do Campeonato Capixaba - 2005
• Vice-campeão dos EUA – Liga Universitaria – La Sierra University - 2005
• Campeão da Liga do Qatar – Al Gharafa Sports Club – 2007/2008
• Campeão da Copa do Qatar – Al Gharafa Sports Club – 2007/2008
• Campeão da Star Cup do Quatar- Al Gharafa Sports Club - 2009/2010
• Campeão do Campeonato Nacional do Qatar - Al Gharafa Sports Club - 2009/2010
• Campeão da Copa do Principe - Al Gharafa – 2009/2010

Os melhores jogadores com quem trabalhei foram: Fernandão (que estava no São Paulo FC), Araújo (hoje, no Fluminense FC), Léo Moura (hoje, no CR Flamengo), Léo (hoje, no Santos FC), Tim Cahill (Austrália) e, na minha opinião, um dos melhores trabalhei no último ano: Juninho Pernambucano.

Leonardo Vitorino ao lado de Juninho

Leonardo Vitorino posa ao lado de Juninho no dia da apresentação do 'Reizinho' no Al-Gharafa-QAT


2- Quando se iniciou sua trajetória no futebol do Qatar?

Iniciamos na temporada 2007/2008, quando o clube nos trouxe para participar de um projeto de formação de novos jogadores. O objetivo era melhorar os resultados na base do clube e também formar jogadores para a equipe profissional após cinco anos. Acredito que o trabalho venha obtendo sucesso antes do previsto, pois nos últimos três anos o clube vem sendo eleito pela Federação de Futebol do Qatar como o melhor trabalho de base do País e com diversos jogadores passando a jogar pelas seleções de base. Além de agora, com a chegada do Bruno Mitsu (treinador francês), os jogadores da base começarem a ter oportunidade de jogar no time principal.

3- Como o senhor vê o grande número de jogadores brasileiros atuando na liga do Qatar? Isso mostra a vontade dos 'sheiks' em investir no futebol local? Quais fatores são responsáveis por esse fato?

O objetivo é tornar o futebol do Qatar mais competitivo. Eles têm procurado trazer os melhores jogadores do futebol mundial para o País, pois isso, além de atrair mais público para os estádios, isso faz com que as crianças, que serão o futuro do País, vejam um futebol de qualidade e desejem no futuro fazer parte dessa modalidade. O Brasil por ser um país com inúmeros jogadores formados e de qualidade atraem os árabes, pois além de ter qualidade se adaptam mais facilmente ao clima e ao futebol do País. O objetivo maior do Qatar, hoje, é trazer os melhores para trabalhar aqui, pois eles poderão ajudar no processo de formação dos jogadores para a Copa de 2022 que será aqui.

4- Muitos jogadores que retornaram ao futebol brasileiro após algumas temporadas no Qatar demoraram para voltar a jogar tudo que sabe. Isso acontece por qual motivo? É questão física ou técnica?

Creio que isso seja normal. Jogadores que atuaram na Europa e voltam ao Brasil tambem sentem um pouco de dificuldade. Acredito que o motivo maior, e normal é a questao de entrosamento no time, pois como você está chegando demora um pouco para saber onde está seu companheiro de time, como ele se movimenta com a posse ou sem a bola. Fisicamente, apesar de muitos falarem que se treina pouco no mundo árabe, isso não é verdade. A sessão de treino aqui é do mesmo tempo de duração que no Brasil e Europa. A questão aqui é que se prima pela qualidade do treinamento e não pela quantidade. Por ser um país de clima quente não se treina em dois períodos, somente na parte da tarde. Isso faz com que o jogador também chegue para treinar mais inteiro e com vontade de trabalhar. 

5- Felipe e Thiago Neves, que voltaram recentemente do Futebol árabe, foram os grandes do Campeonato Carioca de 2011. Puxando mais para o lado do Vasco, o que o senhor poderia falar sobre o Felipe? Como foi a passagem dele pelo futebol do Qatar? Como o senhor vê o atual momento do mesmo no futebol brasileiro?

Felipe em acao pelo Al Sadd-QAT

Felipe em ação no Al-Sadd-QAT: Após saída do Maestro, clube árabe não conquistou mais nenhum título


O Felipe fez história no Futebol do Qatar e ganhou tudo! Foi o jogador que mais jogou pelo time dele. Não ví o Felipe machucado ou fora de jogo aqui por qualquer motivo. Ele foi um jogador que deixou saudade entre os árabes, pois foi um atleta que deu qualidade ao meio-campo do Al Saad (equipe que ele jogou) e ainda fazia muitos gols. Após a saída dele, o clube não ganhou mais nada e como falei anteriormente, hoje ele já está adaptado ao futebol brasileiro e vem se tornando destaque no time do Vasco nos últimos jogos, pois tem se movimentado bastante. Já o Thiago, tinha as mesmas caracteristicas aqui na Arábia Saudita e deu continuidade ai no Brasil durante o Campeonato Carioca. São grandes jogadores, mas o Felipe aqui no Qatar, além de jogador foi um atleta que fora do campo se cuidou muito e vivia sempre ao lado da família. Esses foram fatores que o ajudaram muito a ser e continuar sendo um dos jogadores mais consagrados do futebol.

6- Um dos maiores ídolos do Vasco, Juninho Pernambucano, acertou recentemente o retorno ao futebol brasileiro. Muitos não acreditam que ele possa dar certo. O senhor, que convive diaramento com o atleta, acredita que ele pode jogar um futebol competitivo no Brasil?

Eu tenho a certeza absoluta que ele deu, dá e sempre dará certo em qualquer time do mundo. O Juninho Pernambucano é um atleta que se cuida e nunca teve nenhuma contusão séria em toda sua carreira. É o primeiro a chegar e o último a sair de campo. Com relação à parte técnica, a passagem dele na França deu muita experiência no que diz respeito ao posicionamento dele em campo e a prova disso é que ele era o jogador que dava mais assistência ao ataque no time do Lyon durante todos os anos. No Qatar, recentemente, ele jogou duas prorrogações em menos de um mês, além de possivelmente ser eleito o melhor jogador da Liga do Qatar. Um jogador que corre de 7 a 10km por jogo em uma competição que tem Keita (africano, ex-Lille-FRA), Marcinho (ex-Flamengo), Leandro (atacante que foi artilheiro do Campeonato Japonês), Kone (ex-Olimpique de Marselhe-FRA), Dindabe (ex-Portsmouth-ING) entre diversos outros jogadores de qualidade, tem muito a contribuir para o futebol. Lógico, que ele não vai chutar do meio campo e fazer gol. Mas, acredito que de três faltas próximas da área, uma ele poderá fazer o gol e garra, luta e entrega nunca faltou ao Juninho Pernambucano. No Vasco nao será diferente.

7- Não se discute a qualidade técnica do Juninho, mas por outro lado a parte física, como já citado acima, vem prejudicando alguns atletas no retorno ao futebol brasileiro. O senhor acredita que o Juninho sentirá esse fator físico ou acredita que já chegará a jogando tudo que sabe?

Acredito que ele chegará fisicamente e tecnicamente bem. Até mesmo porque, mesmo após o fim da Liga, ele continuará treinando aqui conosco para manter a forma. Mas, como ele só poderá jogar no fim de julho ou agosto, o Vasco, através dos excelentes profissionais que tem em sua comissão técnica e com o treinador Ricardo Gomes – que é profundo conhecedor de futebol –, já tem um planejamento montado para quando ele chegar participar de alguns jogos treinos para que seja mantida e até melhorada a condição do jogador para que a torcida veja o seu grande ídolo bem dentro de campo.

Leonardo Vitorino ao lado de Juninho Pernambucano

Leonardo Vitorino ao lado de Juninho e de um médico do Al-Gharafa-QAT comemorando um título na temporada 2009/2010


8- Por fim, que mensagem você deixaria para a torcida vascaína que aguarda ansiosa o retorno do 'Reizinho'?

Torcida vascaína, apoie o time do início ao fim do jogo e principalmente dêem apoio ao Juninho Pernambucano para que ele jogue com tranquilidade e sem cobrança de que ele sozinho resolva dentro do campo. O Vasco tem um grupo de qualidade, onde todos tem sua importância dentro do grupo. O Juninho tem qualidade e podem ter certeza de que ninguém mais do que ele quer fazer o melhor para o clube. Vá ao estádio e torça do começo ao fim e pode acreditar que o Juninho está voltando, não porque está no fim de carreira, mas sim para cumprir uma promessa que ele fez de que voltaria ao Vasco da Gama, já que se ele quisesse, poderia continuar aqui no Al Gharafa, uma vez que tinha proposta para seguir. Mas, o desejo do Juninho e a vinda do presidente Roberto e do Olavo Monteiro (presidente da Assembleia Geral) foram fundamentais para que isso acontecesse nesse momento. Portanto, apoiem o jogador que poderá dar muitas alegrias ao time e apoiem o grupo de jogadores que vão fazer o melhor para que o Vasco da Gama obtenha os melhores resultados nesse Campeonato Brasileiro.

Acesse o site do Leonardo Vitorino e saiba mais sobre o Futebol Árabe: www.leonardovitorino.com
Fonte: SUPERVASCO.COM - Respeite os créditos » Editada por Carlos Gregorio Júnior

As maiores revelações da Premier League

Se no futebol Mundial não tem aparecidos como revelações aqueles atacantes fixos , o camisa 9, na Liga Inglesa também não é diferente.
 Na do ano passado Cameron Jerome, do Birmingham, era a estrela solitária, agora... Por outro lado, a temporada 2010/11 foi pródiga em revelações nas posições defensivas e no meio de campo. 
Uma surpresa pra lá de agradável é o Liverpool, que em meio à sua renovação emplacou três nomes entre os 15 garotos que apareceram no campeonato recém-encerrado. Já o Arsenal, famoso por sua política de apostar em jovens, teve apenas o goleiro Szczesny como revelação. É bem verdade que Wilshere fez uma grande temporada, mas o meiocampista não era mais promessa e sim realidade. Destaque também para o lateral Fábio, que enfim mostrou o futebol que o levou à Inglaterra e agora se equipara com o irmão Rafael, e para os times "pequenos", que continuam revelando nomes e se mantendo competitivos. 

Confira a lista: 

Nome: Wojciech Szczesny 
Idade: 21
Posição: Goleiro
Clube: Arsenal 



Desde 2006, com a saída de Jens Lehmann, o Arsenal não tinha um goleiro confiável de fato. Convivendo por pelo menos quatro anos com as atuações bipolares de Almunia e Fabiánski a pressão sobre Ársene Wenger para contratar um goleiro era imensa. E eis que o acaso fez seu trabalho. Com contusões simultâneas de Almunia, Fabiánski e Manone, sobrou para o também polonês Wojciech Szczesny assumir a bronca. E ele não decepcionou. Com grandes atuações e mostrando segurança ímpar, o jovem arqueiro acabou de vez com os fantasmas que rondavam a posição. Na Premier League foram 15 jogos sem nenhuma das falhas gritantes que seus companheiros cometeram. Titular absoluto, deve crescer ainda mais.

Nome: Ciaran Clark 
Idade: 21 anos
Posição: Volante / zagueiro
Clube: Aston Villa 

Desde os 11 anos na academia do Aston Villa, Ciaran Clark ganhou nesta temporada em seu clube o destaque que já tinha nas seleções de base. Capitão dos escretes sub-18 e sub-19 da Inglaterra, Clark decidiu virar a casaca e jogar pela Irlanda, sendo convocado para a seleção principal em fevereiro desse ano. Polêmicas à parte, pelo Aston Villa ele emendou 19 partidas na Premier League, sendo 16 delas como titular, e marcou três gols. Podendo jogar como zagueiro central, lateral esquerdo e volante, Clark já se coloca como uma grande peça para o futuro do Aston Villa.

Nome: Kyle Walker 
Idade: 21 anos
Posição: Lateral-direito
Clube: Aston Villa

Após duas temporadas sem muitas chances no Tottenham, o lateral direito Kyle Walker ganhou prestígio no Villa. Com 15 partidas regulares e um gol marcado, o inglês se mostrou uma ótima aquisição por empréstimo pelo clube de Birmingham, fazendo sua primeira temporada de fato na Premier League sem grandes sobressaltos. Convocado para a seleção inglesa em fevereiro de 2011, promete ainda mais para o futuro. 

Nome: David Hoillet 
Idade: 20 anos
Posição: Ponta / atacante 
Clube: Blackburn

Depois de chegar muito novo ao Blackburn Rovers - aos 13 anos - o canadense David Hoilett teve nessa temporada tempo suficiente para mostrar seu potencial no futebol inglês. Atuando ncomo atacante aberto pela direita e por vez ou outra como atacante mais enfiado na área, Hoilett terminou a temporada com 24 jogos - 17 como titular - e cinco gols. Seu gol na última rodada, o terceiro contra o Wolves, acabou sendo o que tirou o time do rebaixamento. 

Nome: Phil Jones
Idade: 19 anos
Posição: Volante / zagueiro
Clube: Blackburn

A pouca idade do jogador não desencorajou o técnico Steve Kean. Com apenas 19 anos, Phil Jones começou a temporada 2010-11 como titular do meio campo do Blackburn, dando consistência defensiva para a equipe em uma nova posição, já que seu 1,80m não o permitiria jogar de zagueiro. Mesmo com o time em má fase, Jones teve bons momentos e, não fosse uma contusão que o tirou dos campos no final de 2010 por alguns meses, poderia ter ido além dos 26 jogos. De toda a maneira, a próxima temporada deve ser de consolidação do garoto, que já atraiu o interesse de Manchester United, Arsenal e Liverpool. 

Nome: Matt Phillips
Idade: 20 anos
Posição: Ponta 
Clube: Blackpool 

Contratado do Wycombe Wanderers especialmente para a disputa da Premier League, o ponta inglês Matt Phillips não decepcionou o treinador Ian Holloway. Em que se pese o rebaixamento dos Tangerines, Phillips foi um dos bons nomes do time. Rápido e driblador, o garoto foi uma das principais armas para o time do Blackpool chegar ao campo ofensivo. Terminou a temporada com 26 partidas e um gol. 

Nome: Seamus Coleman
Idade: 22 anos
Posição: Meia direita / lateral
Clube: Everton

Formado como zagueiro e depois como lateral direito, o jovem do Everton se destacou na temporada jogando de meia pela direita. Foi dessa forma que Coleman jogou na maior parte dos 33 jogos em que defendeu as cores dos blues no campeonato inglês deste ano. Apesar da vocação defensiva, o garoto de 22 anos ainda foi às redes quatro vezes, mostrando que tem cacife para atuar em zonas mais ofensivas do campo também. 

Nome: Martin Kelly 
Idade: 20 anos
Posição: Lateral-direito
Clube: Liverpool

No mar de renovação que atingiu o Liverpool na temporada 2010/11, o lateral direito Martin Kelly foi uma agradável surpresa. Embora já militasse nas seleções de base da Inglaterra, talvez apenas Kenny Dalglish poderia prever atuações tão consistentes com o peso e a fase que os Reds atravessavam. Mas, mesmo com uns tropeços aqui e ali, Kelly se deu bem e até fez com que Glen Johnson fosse para a lateral esquerda para que ele pudesse jogar. Sua atuação contra o United na FA Cup foi um momento dos mais altos em sua carreira até aqui. 

Nome: Jay Spearing 
Idade: 22 anos
Posição: Meiocampista
Clube: Liverpool 

Se na lateral direita Kelly foi o nome pinçado por Dalglish, no meio a "descoberta" foi Jay Spearing. Depois de ser emprestado para o Leicester, o meiocampista iniciou a temporada 2010/11 como uma das primeiras opções do banco do Liverpool. Com a contusão de Gerrard e o mau momento de Poulsen, Spearing formou ao lado de Lucas Leiva uma boa dupla de meiocampistas box-to-box. A ótima temporada lhe rendeu uma convocação para a seleção inglesa sub-21 - graças aos critérios de inscrição do torneio - que disputa o Europeu da categoria neste ano. 

Nome: Jonjo Shelvey
Idade: 19 anos 
Posição: Meiocampista / ponta
Clube: Liverpool 



Buscado no Charlton para a temporada, o meiocampista Jonjo Shelvey não chegou a ter o destaque dos colegas jovens no Liverpool, mas mostrou ter a confiança do técnico e bola para crescer nos próximos campeonatos. Podendo atuar tanto nas posições centrais ou nas pontas do esquema com quatro ou cinco homens de meio de campo, Shelvey foi a grande aposta de Dallglish para as segundas etapas dos jogos. O camisa 33 fez 15 jogos na Premier League, todos vindo do banco. Shelvey ainda deu uma assistência na vitória de 5 a 2 sobre o Fulham. 

Nome: Dedryck Boyata
Idade: 20 anos 
Posição: Zagueiro / lateral 
Clube: Manchester City 

Depois que os "investimentos externos" chegaram o Manchester City pouco olha para a sua base. Uma das exceções é o defensor belga Dedryck Boyata. Contratado pelos blues em 2006, Boyata teve poucas chances na temporada passada e algumas na 2010/11. Foram apenas sete jogos, mas o suficiente para mostrar que tem bola para estar onde está. Em que se pese uma expulsão contra o Arsenal, o campeonato foi o início de uma, quem sabe, carreira promissora. Convenhamos, conseguir uma vaga nos galáticos de Manchester está difícil e ele conseguiu. 

Nome: Fábio 
Idade: 20 anos
Posição: Lateral direito / esquerdo 
Clube: Manchester United 

Conhecido dos brasileiros desde 2007, quando deixou o Fluminense junto do irmão Rafael para jogar no Manchester, Fábio conseguiu sua afirmação na Premier League nessa temporada. Ora começando como titular, ora saindo do banco o outrora lateral esquerdo se firmou no lado oposto do campo e participou de diversas partidas importantes do Manchester United. Se alguns achavam que só Rafael tinha vingado, o panorama parece ser outro neste momento. A expectativa é que na próxima temporada os dois irmãos briguem pela vaga na lateral direita dos Red Devils. 

Nome: Asmir Begovic 
Idade: 23 anos 
Posição: Goleiro
Clube: Stoke City 

Contratado para o time juvenil do Portsmouth quando ainda tinha 17 anos, Begovic se profissionalizou no clube em 2005 e de lá até 2010 teve pouquíssimas chances de mostrar seu valor.  Em 2010 ele se transferiu para o Stoke City e a sorte mudou. Depois de algumas partidas substituind Sorensen, na temporada 2010/11 o arqueiro da Bósnia ganhou a vaga e virou a primeira escolha do técnico Tony Pullis. Aos 23 anos e com 1,96 m, fez 28 partidas na Premier League e mostrou segurança para ajudar a manter o Stoke outra vez na primeira divisão. 

Nome: Simon Mignolet 
Idade: 22 anos
Posição: Goleiro
Clube: Sunderland

Após uma temporada inteira esquentando o banco do Sunderland, Mignolet teve que encarar a bucha de substituir o goleiro Craig Gordon logo no início da temporada. Apesar da pressão, o arqueiro belga se saiu bem na missão. Realizou 22 jogos na Premier League e ajudou os Black Cats a conseguir um bom décimo lugar. Com uma nova lesão diagnosticada, Gordon deverá ficar fora de mais uma  parte da temporada que vem, o que deve abrir novas oportunidades para Mignolet. 

Nome: Tom Cleverley 
Idade: 21 anos
Posição: Meiocampista
Clube: Wigan 

Da decepção à volta por cima. Foi esse o caminho de Tom Cleverley na temporada inglesa. Após ser considerado para integrar o time principal do Manchester United, Cleverley acabou sendo emprestado para o Wigan. Era seu terceiro empréstimo em menos de dois anos de profissional no clube. Mesmo assim o garoto mostrou serviço nos Latics. Titular do meio de campo, atuou em 24 partidas no campeonato, sendo 19 como titular, e marcou quatro gols, sendo o terceiro artilheiro do time no torneio. Olho nele.






Quem sao os Donos da Potencias Inglesas ?


O segredo para o sucesso de uma liga de futebol como a Premier League assenta principalmente na capacidade financeira, no entanto a grande maioria dos clubes da britânicos depende da generosidade dos seus proprietários e de avultados empréstimos para manter o nível desportivo actual.
Para além da grande maioria dos clubes depender de capital estrangeiro, mais de metade das holdings está registada em paraísos fiscais espalhados um pouco por todo o mundo, contribuindo fortemente para a redução de contribuições fiscais nos seus resultados.
Manchester United – O americano Malcolm Glazer adquiriu 100% do capital do clube por £810 milhões (cerca de 928 milhões de Euros), através da Red Football Limited Partnership e da Red Football General Partner Inc., empresas registadas no estado do Nevada beneficiando de baixos impostos.
Chelsea – Roman Abramovich detêm 100% do capital do clube. Desde que chegou ao clube o Russo já injectou na equipa £739 milhões (cerca de 847 milhões de Euros), valor este de foi posteriormente convertido em acções do clube detidas na sua totalidade pelo próprio.
Manchester City – Sheikh Mansour Bin Zayed al.Nahyan detém 100% do capital do clube, através da Abu Dhabi United Group, empresa registada nos Emiratos Árabes Unidos. Sheikh Mansour já investiu £493 milhões no clube (cerca de 565 milhões de Euros).
Arsenal – Stan Kroenke é o accionista maioritário da Arsenal Holdings plc detendo 62% do capital através da Kroenke Sports Enterprises UK (empresa Americana). Nina Bracewell-Smith´s detém 15,9% da holding. A Red and White Securuties Ltd (sediada no paraíso fiscal de Jersey) detém 27% do capital do clube.
Tottenham – Joe Lewis detém 70,6% da Enic International Limited, empresa registada nas Bahamas que controla 85% do clube. O presidente de clube Daniel Levy controla os restantes 29,4% da holding. A Enic apenas investiu £15 milhões no clube (cerca de 17 milhões de euros) nomeadamente na emissão de novas acções.
Liverpool – O Americano John Henry através da Fenway Sports Group detém 100% do capital do clube. O empresário já investiu £144 milhões (cerca de 165 milhões de Euros) no Liverpool, nomeadamente no pagamento de juros relativos a empréstimos.
Everton – O clube é detido pela Everton FC Limited, onde os seus maiores accionistas são Bill Kenwright com 25%, o americano Robert Earl com 23% e por Jon Woods com 19%.
Fulham – O capital do clube é detido pela Mafco Holdings, empresa que é propriedade de Mohamed Al Fayed. Al Fayed já investiu £187 milhões (cerca de 215 milhões de euros), nomeadamente através de empréstimos livres de juros através de outras empresas que detém.
Aston Villa – O clube é detido pela empresa americana Reform Acquisitions LLC, propriedade de Randy Lerner. A empresa já injectou no clube £206 milhões (cerca de 236 milhões de Euros), nomeadamente £116 milhões em dinheiro para acções e £90 milhões em empréstimos.
Sunderland – Clube detido pela empresa Drumaville registada no paraíso fiscal de Jersey, propriedade de Ellis Short, que já investiu no clube £47 milhões (cerca de 54 milhões de Euros) em dinheiro e empréstimos livres de juros.
Sunderland – Clube detido pela empresa Drumaville registada no paraíso fiscal de Jersey, propriedade de Ellis Short, que já investiu no clube £47 milhões (cerca de 54 milhões de Euros) em dinheiro e empréstimos livres de juros.
West Bromwich Albion – O capital do clube é detido em 60% pelo presidente Jeremy Peace e em 10,4% por Geoff Hale. Sem injecções de capital.
NewcastleUnited – Mike Ashley detém 100% do clube através da St.James Holding Limited. Já investiu no clube £140 milhões (cerca de 160 milhões de Euros), nomeadamente em empréstimos.
Stoke City – O clube é detido pela empresa de jogo online bet365 Group, controlado por Denise Coates, filha do president Peter Coates. Já foram investidos no clube £43 milhões (49 milhões de Euros) dos quais £28 milhões em diheiro e £15 milhões em empréstimos livres de juros.
Bolton Wanderers – O clube é detido em 95% pelo fundo Fildraw, do qual é dono Edwin Davies, residente no paraíso fiscal da Ilha de Man. Edwin Davies fez um empréstimo ao clube de £85 milhões (cerca de 97 milhões de Euros) com juros de 5%.
Blackburn Rovers – O dono do clube é o Indiano Venkateshware Hatcheries através da da empresa Venky´s. O proprietário injectou no clube £100 milhões em dinheiro (cerca de 114 milhões de Euros) mais £4 milhões de empréstimo sem juros.
Wigan Athletic – Dave Whelan através da Whelco Holdings é o proprietário do Wigan. Whelan já investiu no clube £52 milhões (cerca de 60 milhões de Euros) dos quais £7,5 milhões são empréstimo a 5% de juros ao ano.
Wolverhamptom – O clube é detido em 25% por Steve Morgan, os restantes 75% pertencem também a Morgan mas através da sua empresa Bridgemere Investments, com sede em Guernsey. O proprietário do clube já investiu £30 milhões (cerca de 34 milhões de Euros) em novas acções.
Birmingham – A empresa Birmingham International Holdings com sede nas ilhas Caimão detém 100% do capital. O presidente Carson Yeung já investiu £15 milhões (17 milhões Euros) em empréstimos.
Blackpool – O clube é detido em 76,3% por Owen Oyston e em 20% por Valery Belokon. Oyston fez um empréstimo ao clube no valor de £2.7 milhões (cerca de 3 milhões de Euros).
West Ham United – O clube é detido pelo banco de investimentos Islandês Straumur e em partes iguais de 30,6% por David Sullivan e David Gold. No total foram investidos no clube £34 milhões (cerca de 39 milhões de Euros).