quarta-feira, 4 de maio de 2011

As Maiores fontes de Receitas dos Clubes


Todos os clubes do futebol mundial lutam hoje para aumentar as suas receitas. O principal objectivo é o de reforçar as suas equipes na esperança da conquista de títulos. Este último fator origina e potência mais e novas receitas. Este ciclo têm como principais combustíveis a publicidade e os torcedores, que aliados a uma boa gestão, podem traduzir-se na máxima rentabilização dos seus activos.
Embora nem todos os clubes explorem, ou consigam explorar todas os canais disponíveis para a obtenção de receitas, uma gestão de sucesso passará sempre pela realização de bons contratos de publicidade e por uma rentabilização eficiente dos estádios. Abaixo os principais canais ou fontes de receita praticadas pelos clubes, fundamentais para o seu equilíbrio financeiro.
  • Bilheteira – dias de jogos, lugares anuais
  • Associados – quotizações, casas e filiais dos clubes
  • Jogadores – transferências, empréstimos
  • Prémios em Competições – provas internacionais, nacionais e torneios particulares
  • Direitos de Transmissão – televisivos, móveis e internet (nacionais e internacionais), canais TV dos clubes.
  • Direitos de Naming – estádios, centros de estágio, bancadas, portas dos estádios, etc…
  • Direitos de Marketing/Licenciamentos – merchandising, lojas, equipamentos desportivos, catering, corporate hospitality, bares e restaurantes temáticos, bingo, agência de viagens, casas de apostas online (através do site do clube), difusão bluetooth nos estádios, etc…
  • Publicidade – camisa, painéis nos estádios, placares electrónicos, jornais, revistas, páginas internet, etc…
  • Imobiliário – construção, venda e aluguer de terrenos e propriedades dos clubes.
  • Outros – modalidades amadores, organização de eventos ( exposições, conferências, casamentos, concertos, etc…) aluguer de centros de estágio, cemitério do clube para adeptos, etc…
Embora muitos deste items possam ser negociados em pacotes e ser subdivididos em dezenas de muitos outros, não deixa de ser um número apreciável de fontes de receita. Resta aos gestores desportivos e financeiros dos clubes apurarem a viabilidade das fontes que ainda não exploram.

O número de sócios dos clubes 2009


O número de sócios de um clube de futebol reflecte necessariamente a sua dimensão e o seu potencial em gerar receitas. No entanto o associativismo não é praticado em todos os países, nem por todos os clubes. Em certos países apenas alguns clubes têm sócios e noutros é considerado sócio do clube o adepto que compra o seu lugar anual no estádio. Portugal é culturalmente um país onde o associativismo está enraizado, segundo dados da Marktest de 2006 cerca de 1,3 milhões de pessoas são sócios de um clube desportivo.
O número real e efectivo de associados de clubes depende naturalmente das actualizações. Ainda assim será difícil explicar a um adepto britânico qual a razão que leva o adepto Português a pagar uma cota mensal para ver o seu clube na televisão. Em Inglaterra um adepto sofre para conseguir comprar um lugar anual no sempre lotado estádio do seu clube, no entanto, sendo Portugal um dos países do mundo com maior número de associados, apenas consegue preencher 60% da capacidade dos seus estádios através da venda de lugares anuais, isto falando apenas de Benfica, Porto, Sporting.
Em termos financeiros seria importante os clubes Portugueses redefinir o termo “sócio do clube” como o adepto que tem as suas cotas em dia e possuí um lugar anual/cativo no estádio, beneficiando aí sim, de todas as vantagens que o clube tem para oferecer.

Número de Sócios dos Clubes 2009

MUNDIALBRASILPORTUGAL
1.SL BenficaPortugal171.000Internacional PA100.000SL Benfica171.000
2.FC BarcelonaEspanha163.000Grêmio PA53.000FC Porto115.000
3.Manchester UnitedInglaterra151.000Corinthians46.000Sporting CP96.000
4.Bayern MuniqueAlemanha146.000São Paulo42.000V.Guimarães30.000
5.FC PortoPortugal115.000Vasco da Gama28.000Académica21.000
6.Internacional PABrasil100.000Santos25.000Sp.Braga20.000
7.Sporting CPPortugal96.000Atlético PR22.000V.Setúbal19.000
8.Real MadridEspanha92.000Cruzeiro18.000Belenenses18.000
9.River PlateArgentina82.000Coritiba18.000Boavista17.000
10.Schalke 04Alemanha72.000Ceará10.000Marí­timo10.000
Notas:(1) O nº de associados é aproximado e dependente de novas actualizações. (2) O nº de associados incluí todos os adeptos registados como sócios independentemente de terem a sua situação regularizada. (3) Dados dos clubes Brasileiros: fonte “Clube dos 13″.
Ao contrário de Portugal, o associativismo no Brasil só foi implementado em 2003. Desde então os programas de marketing “sócio-torcedor” têm vindo a generalizar-se, sensibilizando os adeptos para a importância de se associarem aos seus clubes e beneficiar de uma série de vantagens, como por exemplo a redução no preço dos bilhetes dos jogos. Hoje os número total de sócios de clubes Brasileiros já atinge os 380 mil e com uma enorme margem de expansão.
O maior caso de sucesso em termos de associativismo na América é o do Internacional de Porto Alegre, que conseguiu atingir os 100 mil sócios, permitindo ao clube atingir a 6ª posição mundial em termos de número de associados onde o Benfica e Barcelona lideram.