sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Descoberta Nova Forma de Avaliar Agua no Corpo

Após anos de estudos, pesquisadores portugueses descobriram uma forma menos invasiva e mais barata de avaliar a presença de água fora das células do Corpo, que é muito relevante para Atletas.
 informação do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, explica que este método «permitirá simplificar e tornar muito menos dispendioso avaliar a expansão anormal de água extracelular».
Esta situação pode decorrer de algumas doenças como a insuficiência renal, a insuficiência cardíaca, ou a cirrose hepática, que promovem a formação de edemas.

Por outro lado, a «expansão ou o défice anormal de água» no corpo pode ser determinante na melhoria do rendimento desportivo.

O trabalho, publicado na revista científica Biomedical Chromatography, levou à definição de uma forma simples para determinar a água corporal total e validou com Cromatografia Iónica um novo método para a avaliação da água distribuída fora das células (água extracelular), permitindo o cálculo do compartimento intracelular.

«Até ao desenvolvimento e validação deste novo método, a avaliação da água extracelular implicava a recolha de sangue, tornando-a invasiva, dispendiosa e complexa», apontou a informação.

A investigação concluiu que «a saliva pode ser usada como fluído biológico alternativo à utilização de sangue».

A água é o componente mais abundante do organismo humano, representando cerca de 60 por cento do peso.

Um aumento anormal de água extracelular pode estar associado a algumas patologias que promovem a formação de edemas e um défice de água intracelular está associado a processos de atrofia ou perda da massa celular, com implicações diferenciadas, já que pode afectar o rendimento desportivo do atleta.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FUTEBOL TEM QUE SER PROFISSIONAL

Recentemente tenho acompanhado o futebol no Brasil e uma coisa que a cada dia fica mais clara, é que estamos parados no tempo.
Hoje no Mundo os Clubes do Futebol Mundial buscam investir em sistema de pirâmide, onde a base é mais importante que o topo. Enquanto isso, no Brasil ainda existem clubes que pararam no tempo e acham que apenas o valor individual e o Futebol Profissional é que deve ser olhado com carinho, pois traz resultados imediatos e valorizam a atual Gestão. Não se pensa a longo prazo ! Este tem sido um dos grandes problemas que tem que ser revisto. Um Sugestão ? Que tal os Clubes deixarem de pagar fortunas a 2 ou 3 jogadores que nem são titulares e investir em Centros de Treinamentos para Base?
Talvez o pensamento em não deixar o "legado"de uma boa administração para as próximas gestões tenham sido um dos grandes problemas dos que pensam pequeno. Ninguém quer seguir o exemplo do todo poderoso Barcelona que fez um trabalho de formação que começou há 10 anos atrás e viu a "Geração dos Galáticos"ganharem tudo neste meio tempo e terem que se contentar com apenas pequenas conquistas. Será que valeu a pena pensar grande e a longo prazo ou nao!??
Se um dirigente economiza 5 a 10 mil para contratar um bom Gestor para Base hoje , voces acham que ele está pensando a longo prazo?
Profissionais qualificados e preparados não são baratos nem estão disponíveis em qualquer esquina. Hoje o mercado do futebol está altamente competitivo e os bons profissionais estão com inúmeras propostas e nem sempre estarão dísponíveis para o Clube A ou B. 
Clube que quer dinheiro tem que formar  e não ficar dependendo exclusivamente de Cotas de Televisão ou de patrocínios "esmola". O Que traz renda e resultados para o Clube é a formação de grandes jogadores e consequentemente os títulos que vem normalmente com as gerações que já tem o amor pelo Clube , o qual o formou e deu a ele Estudo, Alimentação, Moradia e principalmente treinadores capacitados, com experiencia internacional de preferencia  e principalmente com  conhecimentos de metodologia do treinamento . A Era do  "no meu tempo era assim" já ficou para trás e não podemos ficar parados no tempo.
Ação é para já !


Ate breve !