segunda-feira, 30 de maio de 2011

As Maiores Revelações do Futebol Francês na Temporada 2010/2011

A grande supresa do Ultimo Ano , Foi o time do Lille que conquistou o Campeonato Frances recheado de jovens jogadores O time foi premiado em conseguir manter os jovens talentos que despontaram no time frances e os mantiveram mesmo com o assédio de outros times Europeus.
Finalmente depois de longos anos sem revelar jogadores para o Futebol Mundial, os Clubes começam a melhor seu trabalho com um maior intercambio trazendo treinadores de outras nacionalidade e efetuando um maior numero de partidas internacionais com seus times nas divisões de base.


Confira, nas linhas abaixo, as 15 principais revelações da Ligue 1 em 2010/11:
Nome: Raphael Varane
Idade: 18 anos
Posição: zagueiro
Time: Lens
Apesar da fraca campanha que culminou com o rebaixamento do clube, o Lens tem um motivo para comemorar na temporada 2010/11: o surgimento de Raphael Varane. Zagueiro alto, forte e rápido, o jovem /93 despontou como uma das principais revelações da Ligue 1 na temporada, atuando, ao todo, em 21 partidas, e marcando dois gols. Convocado recentemente para a seleção francesa sub-21, ele já é cobiçado por outros clubes franceses, e até mesmo por alguns gigantes da Premier League, o que indica que dificilmente disputará a Ligue 2 em 2011/12 pelo Lens.
Nome: M´baye Niang
Idade: 16 anos
Posição: atacante
Time: Caen
Único /94 da lista – completa 17 anos apenas em dezembro, M´baye Niang disputou apenas seis jogos na temporada pelo Caen. Mas fez dois gols, causou impacto em todo o país e já é fortemente especulado em clubes como Lyon e Olympique Marseille na próxima temporada, além de já ser seguido por Manchester City e Juventus. Tratado como um fenômeno, consegue aliar força e técnica na medida certa, o que o torna muito difícil de ser marcado no mano a mano. Caso seja convocado para o Mundial Sub-17, é um nome a ser visto com muita atenção durante o torneio.
Nome: Idrissa Gueye
Idade: 22 anos
Posição: volante
Time: Lille
Idrissa Gueye não é nascido ou imigrou para a França quando pequeno, ao contrário de muitos dos seus colegas de profissão que atuam na Ligue 1. Natural de Dakar, Senegal, deu seus primeiros chutes por lá e continuou sua formação futebolística no Institute Diambars até ser contratado pelo Lille, em 2008, quando já tinha 19 anos. Volante muito eficiente na marcação, disputou 18 partidas na temporada, metade delas como titular e sempre mantendo uma regularidade como um dos principais ladrões de bola da equipe.
Nome: Francis Coquelin
Idade: 20 anos
Posição: Volante
Time: Lorient
Depois de ter participação destacada no Campeonato Europeu Sub-19 em 2010, Francis Coquelin foi para o Lorient por empréstimo – ele pertence ao Arsenal – e, ao que tudo indica, a decisão foi mais do que acertada. Jogando como volante, atuou em 23 partidas, sendo 12 delas como titular, marcou um gol e fez uma assistência. O jovem /91 destaca-se pela sua velocidade e pela intensidade de jogo, e a prova disso é que já foi escalado na lateral direita em algumas oportunidades. Sua presença no Mundial Sub-20, que começa em julho, na Colômbia, é quase certa, ao contrário do time que defenderá na próxima temporada. Especula-se que pode voltar aos Gunners.
Nome: Timothée Kolodziejczak
Idade: 19 anos
Posição: lateral esquerdo/winger
Time: Lyon
Descendente de poloneses, Kolodziejczak passou boa parte da sua adolescência nas categorias de base do Lens, assim como o supracitado Raphael Varrane. Chegou ao Lyon em 2008, aos 17 anos, mas só teve chances efetivas nos profissionais agora, na temporada 2010/11. Também campeão europeu sub-19, atua como lateral esquerdo ou winger pelo mesmo lado, sempre tirando proveito da habilidade que possui com a perna canhota e da velocidade de seu arranque. É outro que pode aparecer no Mundial Sub-20.
Nome: Jeremy Pied
Idade: 22 anos
Posição: winger
Time: Lyon
Depois de fazer uma boa temporada na Ligue 2 pelo Metz em 2009/10, Jeremy Pied retornou ao Lyon, clube ao qual pertence, e não decepcionou: disputou 23 partidas, sendo sete como titular, fez dois gols e deu três assistências. Mais do que isso, mostrou ser um winger rapidíssimo e agressivo, capaz de atuar pelos dois lados do campo e ajudar os companheiros de OL a abrir defesas retrancadas em velocidade. Apesar do bom nível demonstrado, porém, é válido lembrar que Pied já tem 22 anos e pode, num futuro próximo, querer se mudar para outro clube onde possa conseguir a titularidade.
Nome: Alexandre Lacazette
Idade: 20 anos
Posição: atacante
Time: Lyon
Autor do gol do título da seleção francesa na Euro Sub-19 na vitória por 2 a 1 contra a Espanha na final, Alexandre Lacazette teve suas primeiras chances nos profissionais do Lyon nesta temporada. E, se não explodiu como alguns esperavam, também não decepcionou. Dispuotou ao todo 11 partidas, nenhuma como titular, mas marcou dois gols, sendo um deles na Liga dos Campeões, e fez duas assistências, ambas também na competição europeia. É outro que deverá estar no Mundial Sub-20 de 2011.
Nome: Jordan Ayew
Idade: 19 anos
Posição: meia
Time: Olympique Marseille


Irmão caçula de André Ayew e filho de Abedi Pelé, Jordan Ayew finalmente estreou pelos profissionais do Olympique Marseille e não decepcionou: disputou 25 partidas ao todo, cinco como titular, marcando dois gols e dando três assistências, números satisfatórios para um novato, sobretudo porque ele conseguiu espaço em um time já montado que conquistou o título francês em 2009/10. De quebra, Jordan também foi convocado e disputou suas duas primeiras partidas pela seleção principal de Gana.
Nome: Nampalays Mendy
Idade: 18 anos
Posição: volante
Time: Monaco
Mesmo vivendo o drama do rebaixamento na temporada, o Monaco não deixou de apostar em alguns garotos formados no clube, como tem feito nos últimos anos. Um deles, Nampalys Mendy, já chama a atenção de clubes europeus como o Milan, que, especula-se, já tenha perguntado aos monegascos pelo preço dele. Ágil e forte fisicamente, destaca-se pela capacidade de desarmar os adversários, qualidade que já o levou a ser comparado com Claude Makelele. Apesar de ser /92, já até estreou na seleção francesa sub-21 e pode pintar em algum clube grande da Europa a qualquer momento.
Nome: Yacine Brahimi
Idade: 21 anos
Posição: meia
Time: Rennes
Presença constante nas seleções francesas de base desde os 16 anos e um dos destaques da badalada geração 89/90 do Rennes, que conta com Yann M´Vila e Damian Le Tallec, Yacine Brahimi poderia ter estreado pelo clube já na temporada passada, mas foi emprestado ao Clermont, da segunda divisão, para adquirir mais minutos de jogo entre os profissionais. De volta aos Rouge et Noirs em 2010/11, conquistou seu espaço na equipe com muita personalidade, atuando em 21 partidas, 13 delas como titular. Marcou, ao todo, quatro gols e fez uma assistência, mostrando boa velocidade e desenvoltura com a bola nos pés.
Nome: Kevin Theophile-Catherine
Idade: 21 anos
Posição: volante
Time: Rennes
Outro expoente da geração 89/90 do Rennes que venceu em 2008 a Coupe Gambardella – torneio mais importante da categoria sub-19 na França -, Theophile-Catherine foi o que mais demorou a ter uma oportunidade efetiva no Rennes. Quando a chance veio, porém, ele já estava preparado e agarrou com unhas e dentes um lugar na lateral esquerda da equipe. Forte fisicamente e dono de boa habilidade com a bola nos pés, ganhou a posição de titular no time e atuou em 26 partidas da Ligue 1, sendo 25 desde o início, marcando dois gols.
Nome: Massadio Haidara
Idade: 18 anos
Posição: lateral esquerdo
Time: Nancy
Outro /92 e descendente de senegaleses da lista, Massadio Haidara conseguiu aparecer com algum destaque mesmo em uma campanha discreta como a do Nancy, que quase sempre esteve na metade inferior na tabela durante o campeonato. Dono de boa velocidade e aplicado defensivamente na marcação, ganhou espaço na equipe e participou, ao todo, de dez partidas, sendo sete como titular. As boas atuações renderam ao lateral esquerdo um contrato profissional com o clube e um lugar na seleção francesa sub-19, com a qual já disputou quatro jogos.
Nome: Josuha Guilavogui
Idade: 21 anos
Posição: volante
Time: Saint-Etienne
Depois de flertar com o rebaixamento na temporada 2009/10, o Saint-Etienne fez uma boa campanha em 2010/11, incomodando muitas equipes grandes, assistindo a consolidação dos outrora promissores Emmanuel Rivière e Bakary Sako e abrindo espaço para jovens jogadores. O principal deles foi Joshua Guilavogui, volante alto e esguio que atuou em 25 partidas, sendo 17 como titular. Apesar da altura – 1.87m -, Guilavogui exibe boa arrancada e agilidade dentro de campo, chegando ao ataque com qualidade. Fez um gol na temporada, contra o Paris Saint-Germain, na última rodada.
Nome: Adrián Gunino
Idade: 22 anos
Posição: lateral direito
Time: Toulouse
Membro da seleção uruguaia que participou do Sul-Americano e do Mundial Sub-20 de 2009, Adrián Gunino demorou um pouco mais a se firmar entre os profissionais do que alguns de seus companheiros de seleção, mas o fez nessa temporada com boa regularidade. Titular em 29 partidas do Toulouse, mostrou consistência defensiva, embora pudesse ter rendido mais no ataque – fez apenas uma assistência. Ainda emprestado pelo Danubio, a tendência é que seja comprado pelo TFC até o início da próxima temporada.
Nome: Federico Santander
Idade: 19 anos
Posição: atacante
Time: Toulouse
Com a saída do selecionável Gignac para o Olympique Marseille no início do campeonato, o Toulouse perdeu boa parte de sua força ofensiva e marcou apenas 38 gols nas 38 partidas da Ligue 1. Cinco deles foram do jovem Federico Santander, atacante /91 que se destacou no Sul-Americano Sub-20 de 2009 com a camisa da seleção paraguaia. Alto, forte e dono de boa técnica, Santander participou de 23 jogos com o TFC e, assim como Gurino, deverá ser comprado pelo clube na próxima temporada.


fonte: Pedro F