sábado, 10 de agosto de 2013

Futebol Brasileiro - Minha Visao de Futuro




Acompanhando os jogos de nosso Campeonato Brasileiro, sejam eles da serie A, B, C e D ; comecei a verificar algumas potencialidades de nosso futebol que na minha visao podem ser melhor exploradas.

Como treinador hoje aqui no Qatar, vejo que algumas formulas poderiam salvar muitos clubes brasileiros :
      Hoje por exemplo, a Copa do Nordeste tem sido uma competicao altamente interessante e tem atraido um grande publico aos Estadios. Creio que os Campeonatos Regionais poderiam alavancar muito tanto as receitas atraves dos publicos nos Estadios ,quanto o Programa de Socios dos Clubes que poderiam aumentar muito suas financas.

Uma outra coisa, que seria muito interessante tambem para o nosso futebol no Brasil seria a mudanca de jogos para Sexta Feira. 
Porque?
A sexta feira no Brasil e o dia em que todos saem de seus trabalhos e teriam tempo para assistir uma rodada do Campeonato e , ao mesmo tempo, com isso teriam o Sabado para descansar ou assistir mais um rodada.
Sou a favor hoje, de que os jogos sejam sempre as sextas e sabados. Clube que joga na Sexta jogaria novamente na terca ( no meio da semana). Quem jogou no Sabado jogaria na Quarta ( no meio da semana).

Jogos nestes moldes poderia trazer mais publico, salvar a Progracao da Televisao Brasileira e principalmente atrair mais publicos aos Estadios.

Sexta e Sabado dia de jogos e Domingo dia dos torcedores passarem com a familia ( para o Churrasco, Cinema, Passeio, Teatro , etc...) !  E que voltem os Campeonatos Regionais !


Apenas uma opiniao de quem trabalha nas 4 linhas do Futebol e que sirva de reflexao para os que elaboram o Futebol Brasileiro.



sexta-feira, 9 de agosto de 2013

BUNDESLIGA 2013/2014



Bundesliga:

Atual campeão: Bayern Munique

Último artilheiro: Stefan Kiessling-25 gols

Maiores vencedores: Bayern Munique (24 títulos), Nuremberg (9), Borussia Dortmund (8), Schalke 04 e Hamburgo (7, cada).


Bayern de Munique - Ninguém duvida que o Bayern de Munique tem o elenco mais forte da Bundesliga (com sobras), mas a chegada de Pep Guardiola pode ser o fiel da balança entre a consagração total de um grupo extremamente qualificado ou um fracasso inesperado. O espanhol já mostrou que vai exigir algumas mudanças de seus comandados e uma demora nessa adaptação pode ser a chance que os outros times esperam para, ao menos, brigar pelo título.
O catalão já fez alterações na equipe principal na pré-temporada. Lahm jogou algumas partidas como volante e Rafinha foi o titular da lateral-direita. Utilizando o falso nove como nos tempos de Barça, Pep adiantou Thomas Müller para esse papel. Götze foi contratado com pompa de titular, mas vai ter que suar bastante para conseguir lugar entre os onze. Mesmo com qualidade indiscutível, Thiago Alcântara  pode influenciar no desempenho de Schweinsteiger e acabar colocando o ótimo Javi Martínez no banco.

Enfim, se Guardiola não quiser mudar radicalmente o estilo de jogo vertical que deu certo na última temporada, o Bayern tem tudo para conquistar o Campeonato Alemão com tranqüilidade, mas todo cuidado é pouco na hora de implementar as suas mudanças. 


Borussia Dortmund - Vice-campeão europeu e do Campeonato Alemão na temporada passada, o Borussia segue badalado como um dos principais postulantes ao título em 2013/2014. Rival direto do Bayern de Munique, os aurinegros já iniciaram a nova campanha levantando um caneco surpreendente. Vitória maiúscula por 4 a 2 na final da Supercopa da Alemanha. E o melhor: em cima do todo poderoso Bayern, agora sob o comando de Pep Guardiola.
De fato, pouca coisa mudou no time de Jurgen Klopp em relação à temporada passada. É claro que a saída de Götze para o arquirrival pesa, mas a diretoria do Dortmund soube trabalhar bem nos bastidores. Para preencher essa lacuna, chega o habilidoso meia Mkhitaryan, do Shakhtar Donetsk, por 25 milhões de euros. Para o lugar do zagueiro brasileiro Felipe Santana (agora no Schalke), o clube contratou o zagueiro grego Sokratis, do Werder Bremen. Além disso, outra boa cartada foi a contratação de Aubameyang. Versátil e muito veloz, o atacante ex-Saint-Étienne chega com chances de ser titular e pode ser uma arma diferente à favor de Jurgen Klopp. 
Schalke - Os azuis reais não investiram grandes quantias para a próxima temporada e apostam na juventude. Além de Julian Draxler, que já está passando de promessa a realidade, o time também bota fé nos meias Max Meyer e Leon Goretzka, ambos nascidos em 1995. Houve uma substituição de brasileiros na equipe: saem Michel Bastos e Raffael e chega o zagueiro Felipe Santana, vindo do rival Borussia Dortmund. Para o ataque chega o bom húngaro Szalai, do Mainz, que jogará se esquema for o 4-4-2. No caso de um 4-2-3-1, a linha de frente provavelmente será formada por Farfán, Draxler, Clemens (Barnetta) e Huntelaar. O clube deveria ter investido um pouco mais na zaga, setor mais inseguro da equipe no último ano.

Leverkusen - O Leverkusen se movimentou bastante na janela de transferências. A principal perda foi Andre Schürrle, para o Chelsea, mas o clube soube negociar bem e lucrou 22 milhões de euros. A reposição também foi boa, o sul-coreano Heung-Min Son, ex-Hamburgo, que era sondado por diversos gigantes europeus. Outra boa aquisição foi o jovem lateral-direito Giulio Donati, que fez um ótimo Campeonato Europeu sub-21 e chega para disputar com Hilbert a vaga de Dani Carvajal, negociado com o Real Madrid. Outro jovem para se ficar de olho é Emre Can, talentoso meio-campista emprestado pelo Bayern de Munique que deve ser o principal criador de jogadas do time, mesmo não jogando tão avançado.


Freiburg - Vindo de uma ótima e surpreendente temporada, o Freiburg, que terminou o último alemão em 5º, vai ter muito trabalho para repetir a façanha. O time perdeu dez jogadores, como o ótimo Max Kruse, que foi para o Mönchengladbach, e Daniel Caliguri, novo jogador do Wolfsburg. Mas, para não manter um clima exclusivamente pessimista, as chegadas do experiente volante suíço Gelson Fernandes e do francês Coquelin, emprestado pelo Arsenal, são dois pontos positivos, além da permanência do meia Jonathan Schmid, autor de 11 gols no último campeonato nacional.

Frankfurt - Outra grata revelação da última temporada, o Eintracht Frankfurt, que ficou em 6º e ocupou a vice-liderança do alemão por sete rodadas, também sofreu um grande desmanche. Mas, as principais estrelas da equipe foram mantidas: o japonês sensação Takashi Inui, o meia Sebastian Rode e o atacante Alexander Meier, que ficou em 3º na artilharia da última edição, com 16 gols. Dentre as contratações, destaque para o atacante Joselu, um típico 'centroavantão' de 1,92m que teve boa passagem pelo Real Madrid Castilla, onde marcou mais de 40 gols.

Hamburgo - Longe dos seus tempos de glória, o Hamburgo deve, mais uma vez, ficar em uma posição intermediária. O time é cheio de bons jogadores, mas o elenco não 'dá liga' e a defesa, que não é lá essas coisas, não recebeu reforços de peso. O bom goleiro Adler continua na meta e as laterais são um ponto forte do time. Marcel Jansen (quando não está lesionado) é eficiente na defesa e no ataque, e Dennis Diekmeier foi o jogador dos principais campeonatos europeus que teve o melhor aproveitamento em cruzamentos (40% das tentativas são positivas). Isso justifica o provável ataque da equipe para a temporada: Rudnevs e Zoua, recém-contratado junto ao Basel. Vai chover cruzamento pelas bandas de Hamburgo...

Monchengladbach - A última temporada do Monchengladbach não foi tão boa quanto a penúltima, mas também não foi das piores. O time tem boas peças e com um pouco de sorte pode voltar a se classificar para competições europeias. A contratação do atacante Luuk de Jong não teve o impacto imaginado, mas agora que o jogador está mais adaptado pode render mais. Além disso, o holandês terá um bom companheiro lá na frente: Max Kruse, que chega do Freiburg. Se ainda assim as redes não balançarem, há também o grandalhão Mlapa como alternativa. No gol o time não tem problemas, já que conta com o extremamente promissor Ter Stegen, e na meiuca o venezuelano Juan Arango continua sendo o homem que dá as cartas.

Hannover - As perspectivas não são boas para o Hannover. No último ano, a defesa deu grandes dores de cabeça para a torcida e o ataque, que funcionou bem, sofreu algumas perdas para esta temporada. Abdellaoue, Rausch e Sérgio Pinto saíram e agora a responsabilidade de marcar gols cai quase que exclusivamente em Mame Diouf. Sobiech e Ya Konan podem ajudar, mas dificilmente mostrarão mais do que já demonstraram. Uma boa chegada foi o brasileiro naturalizado alemão Leonardo Bittencourt, meia-atacante muito veloz que vem do Borussia Dortmund.

Nuremberg -  O time mudou pouco em relação a última temporada, mas ainda assim rejuvenesceu de forma satisfatória o seu elenco. Apesar de ter perdido Sebastian Polter, um dos principais atacantes, e o experiente volante Timmy Simons, a equipe pode conseguir bons frutos por investir em novos talentos. O zagueiro Angha, de 19 anos, vem emprestado pelo Arsenal, e o polonês Stepinski, de 18 anos, chega para o banco de reservas, mas pode beliscar uma vaga no ataque titular. A palavra no clube nesta temporada é renovação, e como temos visto, isso tem dado certo na Alemanha.

Wolfsburg - Depois de uma péssima temporada, a diretoria do Wolfsburg promoveu mudanças radicais no elenco dos Lobos. Saíram nada menos que 17 jogadores! Entre eles, o lateral brasileiro Fagner, os zagueiros Kjaer e Kyrgiakos, e os meias Kahlenberg e Pilar. O técnico continua o mesmo: Dieter Hecking.
O clube contratou bastante e apesar de ter sido econômico e não ter adquirido nenhuma peça de muito alarde, conseguiu se reforçar com nomes interessantes. O ponta-esquerda Daniel Caliguri vem de ótima campanha no Freiburg e Timm Klose, vindo do Nuremberg, é um zagueiro bastante seguro. A última cartada pode ser o volante Luiz Gustavo, do Bayern de Munique, que daria o equilíbrio final a um bom meio-campo que manteve Hasebe, Vieirinha e Diego. Com boas exibições desses três o time pode até sonhar com uma vaga na Liga dos Campeões.

Stuttgart - O alvirrubro ficou bem ligado no mercado interno. Dos oito jogadores contratados pelo clube, sete já jogavam na Alemanha. A exceção é o surpreendente meia Marco Rojas, neo-zelandês vindo do Melbourn Victory. Abdellaoue é uma boa aquisição para o ataque, mas vai ter que suar muito para conseguir uma vaga entre os titulares, já que a equipe continua contando com Harnik, Ibisevic e Cacau. Moritz Leitner, cria do Borussia Dortmund, chega para reforçar o meio-campo. O japonês Okazaki, que teve bons momentos mas no geral foi irregular, deixa o time para jogar no Mainz.


Mainz - O modesto Mainz não foi muito bem no mercado e terá uma temporada dura pela frente. Parte da base que fez sucesso no clube há duas temporadas deixou o clube e as reposições não foram a altura. O ponta Szalai foi para o Schalke e rendeu um bom dinheiro: sete milhões de euros. Além dele, saíram o bom zagueiro Kirchhoff, para o Bayern de Munique, o atacante Risse, para o Köln, e Marco Caligiuri, para o Braunschweig, o novato da Bundesliga. O lateral-esquerdo Joo-Ho Park, que vem do Basel, foi um bom achado, assim como Okazaki, mas é pouco para suprir as perdas do time.

Werder Bremen - O Werder deve ligar o sinal de alerta nesta Bundesliga. O time não foi nada bem na última edição (terminou em 14º) e não houve grande investimento em reforços. Além disso, o belga Kevin De Bruyne, que era responsável pelo toque de qualidade no meio-campo, voltou ao Chelsea, e o zagueiro grego Sokratis acertou com o Dortmund. A única boa chegada foi Luca Caldirola, titular da seleção italiana sub-21. 

O clube sempre foi conhecido por revelar jogadores e vai ter que fazer isso com competência durante esta temporada se quiser chegar ao fim do campeonato com boa distância para a zona de rebaixamento. O volante Tom Trybull e o atacante Niclas Füllkrug são os jovens mais promissores da equipe, olho neles!

Augsburg - Satisfeito com o permanência na primeira divisão alemã, o Augsburg não fez muitas mudanças e aposta novamente na mesma base: o goleiro Manningner, os zagueiros Klavan e Callsen-Bracker, o volante Baier e o atacante Mölder, uma grata revelação da última temporada, tendo sido autor de 10 gols na Bundesliga. A contratação mais interessante foi o turco Halil Altintop, que chega com a experiência necessária a um time que briga na aprte de baixo da tabela. O meio-campista Raphael Holzhauser chega do Stuttgart por empréstimo e tem condições de brigar pela titularidade, mas, por enquanto, deve ficar no banco.

Hoffenheim - Mesmo sem grandes nomes, o Hoffenheim tem um time melhor que o futebol que apresentou na última temporada, quando por pouco não foi rebaixado. O bom goleiro belga Casteels (mais um dessa famosa nova geração belga) e o lateral Andreas Beck são os destaques na defesa, mas a coisa melhora no ataque. Jogando agora no esquema da moda, o 4-2-3-1, a equipe deve ter Volland na ponta-direita, Roberto Firmino centralizado e o francês Modeste, que chegou do Bordeaux, no ataque. O time negociou Acquah com o Parma, Igor de Camargo com o Standard Liege e emprestou Joselu ao Eintracht Frankfurt.

Quando surgiu bem na Bundesliga, na temporada 2008/09, o time se destacava pela juventude, com jogadores como Luiz Gustavo, Carlos Eduardo, Vukcevic e Demba Ba. A atual comissão técnica vai tentar repetir a fórmula e subiu nove jogadores das categorias de base. Além deles, a equipe principal também já conta com três jogadores na seleção alemã sub-21: o zagueiro Thesker, o meia Rudy e o atacante Volland.



Hertha Berlim – Único time da capital na primeira divisão, o Hertha tem como principal prioridade permanecer na elite do futebol alemão. Depois de vencer a segunda divisão sem maiores dificuldades (sofreu apenas duas derrotas), o time contratou pouco para essa temporada. Com a base mantida, os principais reforços foram o meia-atacante Alexander Baumjohann, que chegou de graça depois de fazer boa 2ª Divisão com a camisa do Kaiserslautern e o volante japonês Hajime Hosogai, adquirido por 1 milhão junto ao Bayer Leverkusen.  Principal destaque na temporada de acesso, o brasileiro Ronny continua no clube apesar de muitas sondagens de equipes brasileiras e a equipe tem em seu poder de criação e na sua possante perna canhota a grande esperança para a temporada.

Eintracht Braunschweig - Vice-colocado da segunda divisão na última temporada, o Braunschweig vai lamber os beiços se conseguir permanecer na elite do futebol alemão. Os Leões não perderam nenhum dos titulares da boa campanha de acesso, o que já é muita coisa visto que o time teve o artilheiro da competição: o atacante congolês Dominick Kumbela. Além dele, outros nomes que podem surpreender são o também atacante Dennis Kruppke e o jovem zagueiro Ermin Bicakcic, de 23 anos. As boas contratações ficam por conta do meia Caliguri, do Mainz, e do rápido atacante jamaicano Simeon Jackson, do Norwich.









Credito:Anderson Moura/Yahoo