sexta-feira, 19 de julho de 2013

LANÇADO APLICATIVO DE TABLET VOLTADO A TREINADORES COM PARTICIPAÇÃO DO BRASILEIRO LEONARDO VITORINO





O brasileiro Leonardo Vitorino é um dos técnicos que participaram da elaboração de um aplicativo para Tablet, que foi lançado oficialmentenesta quinta-feira (18 de julho), em Alliston, no Canadá, e já está sendo vendido na Apple Store, voltado aos treinadores de futebol, profissionais ou não, denominado “Notes4Coach”.

O treinador das equipes de base do Al Jaish, do Qatar, foi o responsável pelo programa de treinamento ‘Módulo 01 – Iniciação’ (Youth Training Pack). “Trata-se de um importante e interessante material de apoio aos treinadores de futebol, que possibilita organização da sua própria equipe, análise dos adversários, planejamento de treinamentos e muitas outras coisas do dia-a-dia. Por isso, sinto-me honrado em ter participado da organização deste aplicativo”, comenta Vitorino.

“Elaborei um programa para quem está começando no futebol ou até para quem desejam novos treinamentos básicos. É voltado também para quem é proprietário ou trabalha nas escolinhas de futebol, núcleos ou divisões de base, enfim, para todos que querem novas ideias de treinamento”, acrescenta Leonardo, salientando que em breve novos programas serão incorporados no aplicativo.

Além do brasileiro, dois treinadores portugueses, um deles Leonardo Jardim (técnico do Sporting), também participaram do projeto.


Abaixo Fotos do Aplicativo :






domingo, 14 de julho de 2013

Características de um "Novo" Futebol Brasileiro







Após um período sem escrever em meu blog devido as férias , não poderia deixar de passar em branco dois grandes momentos do futebol brasileiro brasileiro.
Primeiramente , o resgate do futebol alegre de dribles e do toque de bola que nossa Seleção Brasileira apresentou na Copa das Confederações.
Em segundo plano, a Classificação do Clube Atlético Mineiro as finais da Taça Libertadores da América, através de um jogo de dedicação e superação de seus jogadores e de seu comandante Cuca.
Resolvi traçar algumas coisas em comum entre esses dois momentos os quais escrevo abaixo.
Primeiramente a Seleção Brasileira resgatou o estilo realmente  característico ao futebol sul americano : uma mistura de correria, raça e tecnica, com blitz desde o início de jogo que assustou e inibiu todos os seus adversários.
A grande diferença entre nossa Seleção hoje e o Atlético Mineiro é que, o Atlético se utiliza mais do jogo aéreo.
Acredito que esta estratégia é muito válida para os jogos em casa. Senão me engano o Atlético Mineiro não perde em casa há 38 jogos como mandante.
O "Galo Doido"( como a torcida chama o Clube) tem como base pressionar a bola em todo campo. Essa característica começou na Holanda, em 1974 e foi abandonada como rotina, a não ser em algumas equipes como o Milan, na década de 1980, dirigido por Arrigo Sacchi e em vários momentos com Guardiola no Barcelona.
Nos ultimos 10 anos, muitos Clubes ao redor do Mundo vem tentando jogar assim. Mas hoje o Galo tem conseguido fazer isso nas devidas proporções, mas com uma força fora do comum.
Em casa, Brasil e Atlético jogam com uma forma de jogar que engloba : Marcação, Volantes que antes eram marcadores hoje são de grande qualidade técnica e mais leves e principalmente os atacantes iniciando a marcação do campo adversário , mas também movimentando se pelo lados do campo e centralizados sem estarem fixos.
Em casa, Muita marcação . Fora de casa um jogo mais técnico.
Prefiro o estilo "galo doido" !
Que possamos jogar a Copa do Mundo assim também !