quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CATEGORIAS DE BASE - SITUACAO ATUAL

Hoje no Futebol , o objetivo principal de toda categoria de base, principalmente no Brasil 'e a formacao do atleta como um todo, visando, alem dos aspecos direcionados ao futebol propriamente dito, as questoes que envolvem disciplina, educacao,cultura, familia e outras que alem de grande atleta , o tornem um cidadao.

Quando se fala em Base, logo surjem os questionamentos : Quantos foram para o Profissional? Quantos tem sido revelados na ultima temporada? etc...

O processo de formacao nao pode nem deve estar ligado tao somente as Conquistas de Campeonatos, pois ele envolve mais do que isso. Mas um dos focos do trabalho logico deve ser formar equipes vencedoras, com espirito guerreiro na busca pelos titulos. O Objetivo e formar craques para o futuro e melhor ainda se forem geracoes campeas.

Sao poucos os Cubes que tem uma metodologia aplicada, coordenadores atuantes e capacitados e treinadores aptos para atuar nas diversas faixas etarias em um escola de futebol.

Os Clubes nao possuem uma metodologia, uma filosofia de trabalho sistematizada. Assim cada treinador que assume o comando ( Sub15, 17 , 20 e 23), aplica a metodologia que melhor lhe parece, em busca primordialmente de titulos e nao da formacao ( ja que a conquista de titulos vai sustentar seu emprego). Para isso, busca novos jogadores ( em sua maioria atletas maturados e fortes) dispensando aqueles que ja faziam parte de seu elenco.

Muitos Clubes a base ainda e vista como cabide de empregos, ja que "profissionais " nao qualificados assumem cargos tecnicos por estes nao serem considerados tao importantes, bastando ser amigo ou parente de quem esta comandando.

Ouvi de um amigo uma vez, uma coisa absurda  de que a rotatividade na base e algo que se assemelha muito ao Profissional , mas como nao tem os olhos da imprensa as mudancas sao grandes devido aos resultados nao obtidos em 1 ou 2 meses.

Definitivamente , o que e certo afirmar e que poucos clubes no Brasil posssuem uma metodologia aplicada, coordenadores atuantes ( e capacitados) e treinadores aptos para atuar nas diversas faixas etarias. Infelizmente, muitos treinadores da base, quando ex jogadores, repetem o que fizeram ha 10, 20, 30 anos, com a justificativa  de que no passado era assim. Mais do que isso, ao inves de tentar justificar e embasar seus respectivos treinamentos, preocupam- se em " contar causos" e estorias de suas epocas, para jovens atletas que carecem de novos aprendizados e muitas vezes sequer conhecem o personagem citado.

Esta evidente que a profissionalismo e o conhecimento podem mudar esta realidade, ja que e comum treinadores da base afirmando que determinado jogador " so sabe chutar com uma perna"; " nao sabe fazer o movimento correto para o cabeceio" ou "que e muito lento" .

A pergunta que fica e : O que o treinador esta fazendo para mudar isso? Ainda vou mais longe :Sera que o gesto tecnico esteotipado e o mais importante para este processo de formacao? Ou as competencias essenciais agregadas a tomada de decisao e leitura do jogo sao preponderantes? Talvez determinado atleta seja lento em um teste fisico de velocidade na fotocelula, mas sua inteligencia para o jogo possibilita que se torne veloz. Sera que o treinador esta atento a isso? Provavelmente nao...

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Futebol Brasileiro Esta Ficando Mais Lento

Apesar do Futebol Brasileiro ser considerado o Melhor do Mundo e continuar sendo ums dos que mais cede jogadores e treinadores de futebol para o Mundo, o tempo  em que os jogadores ficam com a bola no pe e velocidade de seus jogadores tem diminuido. 
Vejam abaixo algumas explicacoes :



Jogadores quando a tem nos pés, parecem não perceber o tempo passar. Ficam com ela uma eternidade que as vezes dura 1, as vezes até 3 segundos (podem acreditar 1 segundo no futebol é sim muito tempo – quanto mais 3).
É inacreditável o que uma equipe pode fazer sob o ponto de vista organizacional em 3 segundos.
É quase incalculável como as dificuldades aumentam para a tomada de decisão, conforme mais tempo é gasto para isso. Ficar com a bola é uma coisa quase incorporada no jogar brasileiro. O mais “cruel” disso é que para vencer o jogo, uma equipe precisa se livrar dela (claro, arrematar ao gol significa “se livrar” da bola – e quanto mais arremates ao gol, mais chances de vencer o jogo).
Alguém pode me dizer, que o FC Barcelona é uma equipe vencedora, e que na maciça maioria das vezes tem mais posse de bola que seus adversários.
Isso é verdade, mas não se enganem pela aparente essência da informação.
O fato de a equipe ficar mais tempo com a bola não significa que seus jogadores fiquem muito tempo com ela quando a recebem – pelo contrário, é uma das equipes que têm os jogadores que mais rapidamente se livram dela (passando).
E esse talvez seja o fato que exatamente propicie ao FC Barcelona ter mais posse de bola que seus adversários (como roubar a bola de jogadores que quase não ficam com ela?).
Outra questão importante, é que podem também finalizar muitas vezes no jogo, se livrando da bola, mas recuperando-a rapidamente.
Fico um pouco preocupado, porque se não nos importarmos com a velocidade do jogo (nós brasileiros), em um futuro não muito distante estaremos sendo ultrapassados – e se pensarmos que nas categorias de base a cultura segue no mesmo ritmo, logo seremos atropelados.
Alguém ainda pode dizer que no final das contas o que importa é o talento criativo do jogador brasileiro. Concordo. E é isso que ainda nos sustenta (mas não por muito tempo).
Porém, por que não, talento criativo com velocidade? A velocidade na tomada de decisão e na ação, não se opõe à construção e desenvolvimento do talento criativo. Muito pelo contrário.
O problema, é que enquanto no próprio FC Barcelona (por exemplo), estão formando hábeis e rápidos jogadores criativos – o que já repercute na seleção espanhola – no Brasil parecemos estar pouco preocupados com a tal velocidade de jogo.
E aí, espero que um dia, isso não repercuta em um futebol de tartarugas.