quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

É Possivel Ganhar Títulos e Formar?







Hoje o trabalho de formação de novos jogadores no Futebol Mundial tem como espelho o Barcelona. Será que realmente o Barcelona deve servir como espelho para o Futebol Brasileiro?
Recentemente após observar aqui no Qatar grandes times do Futebol Mundial jogarem uma competição sub 17 e conversar com todos os diretores e treinadores  dos clubes percebi mais uma vez que o trabalho de formação não deve ser imitado mas sim criado de acordo com o local, qualidade dos jogadores e principalmente de acordo com a estrutura que todos tem a sua disposição.
Não há como negar que o maior formador de jogadores no futebol mundial é o Brasil. São inúmeros jogadores que a cada ano surgem para o Futebol Mundial : Ronaldo, Ronaldinho, Kaká, Pato, Neymar, Ganso...sào apenas alguns nomes de dezenas de jogadores que são formados pelo Brasil e principalmente com qualidades raras. Brasil sempre teve uma escola onde a qualidade tecnica sempre foi o objetivo dos clubes que hoje mudam sua metodologia querendo se adequar ao modelo europeu .
Não é o fato do Brasil ser grande que faz com que forme grandes jogadores , pois Rússia, India, China, Usa e Canadá tambem são enormes e não formam tantos jogadores quanto o Brasil. Qual o segredo ?
O segredo é simplesmente fazer com que a técnica seja o principal objetivo das categorias de base e não a tática como acontece hoje em dia. O Brasil está perdendo sua identidade por estar buscando resultados desde o Sub 5. Acredito que os resultados deverão sim, vir a partir dos juvenis e juniores onde está a iniciação tática dos jogadores ,antes disso a cobrança nao deve nem pode existir.
Se voce tem jogadores de boa qualidade técnica e com trabalho técnico desde cedo e principalmente jogando sem cobranças táticas os títulos virão.
É Possivel ganhar títulos na base se voce formar bem, mas o Maior de Todos os Títulos é o de "Formar no mínimo 2 Jogadores em Condições de jogar no time profissional por ano. ESTE É O MAIOR TÍTULO DE TODOS."