sábado, 28 de setembro de 2013

NUMEROLOGIA F.C.


Hoje resolvi abordar as "Novas Analises do Futebol" . 


NUMEROLOGIA 1:


A cada rodada dos Campeonatos Nacionais surgem previsoes e analises dos mais altos graus de loucura. Uns falando que o time joga do  quatro, quarto alguma coisa.....outros dizendo que o Clube tem % chances de ser Campeao ou de ser rebaixado.

Os aspectos mais importantes do jogo estao sendo esquecidos de ser analizados no futebol. Entre eles sao o tempo que determinado setor do time chega ao ataque e como chega. Se existem transicoes treinadas entre os setores, quanto tempo o atleta determinado teve de recuperacao ate o proximo jogo e principalmente quantas sessoes de treino a comissao tecnica teve para preparar o time para o proximo jogo.
Um time por exemplo que joga no Sul do Pais e depois faz um jogo na regiao norte, voces sabem que eles tem apenas 1 dia de treino disponivel para praticar movimentacoes taticas ? 
Por exemplo: Jogou Domingo....Retornou a sua cidade na Segunda.....na terca se reapresenta ( treino leve) e na quarta pode treinar normal, mas com cuidado pois ja tem jogo na Quinta.
Treinador nao e magico ! Futebol e ciencia ! Espetaculo ! Mas acima de tudo jogadores nao sao maquinas!
Futebol com jogos a cada fim de semana tem sido importante nas Ligas Europeias e o futebol brasileiro precisa seguir estes conceitos no que diz respeito a isso.
Analisar numerologia ( 4-3-3-, 4-4-2...etc...) e facil ! So pegar uma maquina no inicio do jogo e tirar fotos das duas equipes. Agora Gerir pessoas, treinamentos e planejar e algo muito mais complexo e que deve ser feito por profissionais qualificados. Vencer, todos os Clubes querem. Mas planejar, dar tempo a seus treinadores e acima de tudo acreditar que o trabalho tem que seguir independentemente de pressao externa sao poucos que o fazem.  Os que fazem mudam suas historias e conseguem Titulos ! Vide Manchester United com Ferguson que mesmo nao ganhando no seu inicio ( pois estava conhecendo o Clube, seus jogadores e principalmente a Liga Inglesa) teve uma das maiores geracoes vencedoras da Historia do Clube.
Portanto , nao devemos nos basear so nos numeros de sistema, mas sim no futebol como um todo !


NUMEROLOGIA 2:


Analisando a matematica e transferindo para o futebol. Sempre sera Obvio que a cada rodada se seu time ganha as chances de titulo aumenta em percentuais e se perde tambem aumentam no quesito rebaixamento. Agora a maior importancia e analisar sim os numeros das ultimas partidas ( qual o % de gols que levaram no primeiro e segundo tempo) de seus proximos adversarios para saber onde vai explorar possiveis falhas ( de atencao, tecnica ou fisica).

Isso ja seria muito mais dificeis para os Numerologos de Plantao.  Futebol esta em constante mudanca e estudar e estar atento a estas mudancas e ter a humildade em trocar informacoes podem fazer de todos que trabalham na area melhores profissionais. Sejam eles atletas, membros de diretoria, gestores, jornalistas, comentaristas e ate mesmo torcedores !
Futebol e paixao ! Futebol e Emocao !  Mas tem que ser gerido pela razao !

terça-feira, 24 de setembro de 2013

CALENDARIO BRASILEIRO: FERIAS OU NAO?

Hoje em meu Blog vou abordar um tema que vem sendo muito discutido nos últimos dia no Brasil:

Ferias de jogadores e Calendario apertado devido a Copa do Mundo em 2014.


Na minha visao a solucao e muito simples. Jogadores que jogaram o Campeonato Brasileiro completo entram de ferias e voltam depois de 30 a dias a voltar a treinar normalmente.

Para os Estaduais a solucao dos clubes e simples. jogar com o time Sub 23 e ao mesmo tempo dar oportunidade tanto a jogadores quanto a treinadores da Base poderem mostrar seu valor.

O maior exemplo temos agora em 2013 onde o Atletico Paranaense jogou com seu time Sub 23 e foi Campeao Estadual no Parana. Desenvolveu seus jogadores, deu experiencia e mostrou seu produto ( jogadores jovens) ao mercado.

O que penso e que a grande solucao para os Clubes seriam o Fim dos Estaduais e a volta dos torneios regionais. Loucura ?   Basta olhar a renda e publico do COPA DO NORDESTE ! 

QUE TAL COPA SUDESTE? Onde principalmente os Clubes de Estado como Espirito Santo teriam sua volta ao mercado nacional e consequentemente sairiam da dificuldade em captar receitas.

Onde ficam os Estaduais ? Estaduais seriam disputados pelos menores Clubes e credenciaria o vencedor a jogar a Copa do Brasil. Os maiores Clubes disputariam os Campeonatos Regionais em Fevereiro ou Marco e depois viria o Campeonato Brasileiro.

Com relacao a adequar ao calendario Europeu sou contra, pois o Brasil e do tamanho de um continente, cultura e diferente e nao haveria espaco para as outras competicoes nacionais ( exceto o Brasileiro) que seriam a oportunidade de novos valores aparecerem para o Futebol.






OBS: SE VOCE LEU, POR FAVOR DE O DEVIDO CREDITO AO QUE FOI ESCRITO ACIMA.