sábado, 22 de março de 2014

O TREINADOR PRECISA NECESSÁRIAMENTE SER UM GESTOR ?

     






Para ser um grande treinador, o profissional precisa necessariamente ser um Gestor?


Através dos anos, este tem sido um dos grandes debates em alguns países e Clubes do Mundo. Estaria o Treinador preparado para assumir o papel de Manager e preparado através de uma formação técnica e específica?
Teoria e prática se completam em todas as áreas, mas no Esporte isso tem sido fator de Sucesso devido, principalmente a preparação para assumir um dos cargos de maior importância do Esporte.
     O Treinador é um dos grandes responsáveis pela formação de um grupo de jogadores, que através dos resultados obtidos em campo, pode, em alguns casos fazer com que um Clube aumente suas receitas.
Os Clubes de futebol hoje tem sido como um prédio com duas entradas: Financeira e Desportiva. O fundamental é determinar como será o elo de ligação entre estes dois departamentos.
     Na Inglaterra por exemplo, foi onde surgiu inicialmente a função de Treinador/ Manager, onde o mesmo negocia diretamente com empresários contratações  de jogadores para o Clube e gerencia o Budget que o Clube coloca a seu dispor, além também de responder perante imprensa e torcida sobre a contestação de venda ou aquisição de um determinado jogador.

     O treinador precisa estar alinhado ao Clube e ao mesmo tempo saber se expressar perante imprensa e torcedores.
     Acredito que mesmo tendo modelos de sucesso como Alex Ferguson no Manchester United e Arsene Wenger no Arsenal na Inglaterra , o futebol brasileiro ainda está longe de ter uma formação de treinadores de futebol de qualidade. Ainda existem treinadores, que hoje trabalham em categorias de base no Brasil, executando treinamentos simplesmente porque fizeram a 10 anos atrás e deram certos naquela época.
     O futebol brasileiro, necessita de uma melhor formação também de treinadores, pois além dele ter um conhecimento global (Logística, Registro,Jurídica,etc..),precisa ter um conhecimento técnico–específico, pois devido a ele ser o Gestor do grupo de trabalho(preparadores físicos, treinadores de goleiro, fisioterapeutas, fisiologistas, analistas de desempenho, etc..), ele precisa gerir o grupo de jogadores. Um processo que exige conhecimento de : recrutamento ( para captar jogadores), avaliação de desempenho (para analisar seus jogadores e seu time), entender de gestão financeira (para analisar futuras contratações) e principalmente saber trabalhar em equipe( pois será o responsável em integrar todos os setores e departamentos em prol do desempenho da equipe).

      José Mourinho, treinador de futebol disse em 28 de Dezembro de 2012 em uma de suas entrevistas coletivas: “É preciso ser um verdadeiro líder para se ter êxito no futebol”.
      Essa é uma das frases que ilustra, o papel de um treinador de futebol e que demonstra que para ser um grande líder o profissional deve estar preparado para desempenhar sua função tanto dentro, quanto fora das quarto linhas.
    Liderança, conhecimento científico e técnico são principais qualidades de um grande treinador . Mas com certeza ainda temos treinadores que precisam melhorar muito seu conhecimento científico.
Falo isso, porque o treinador brasileiro ainda precisa entender melhor a Importância Científica para coordenar e dirigir as atividades de uma equipe de futebol, pois muitos ainda não são capazes de realizar uma reunião de trabalho para, falar além de parte técnica , trocar informações com relação a Macro ciclo, Meso ciclo, Micro ciclo, Curva de esforço, entre outras coisa mais que fazem parte de um planejamento estratégico de um time de futebol.
      A parte científica do Esporte, tem sido uma das áreas de maior estudo e crescimento nos Clubes de Futebol.
       Foi detectado que passamos por um período em que a “Ciência Normal”, não traz descobertas e não avança metodologicamente, apesar da produção científica aumentar consideravelmente (Khun,2003).
      Futebol é ciência ! O modelo de treino e de jogo vem mudando a cada ano e com isso o treinador tem que estar atualizado e totalmente preparado para lidar com tais mudanças.  É preciso e necessário que o atual treinador esteja constantemente participando de intercâmbios com profissionais de outras nacionalidades, de outros países e de culturas diferentes para poder aprimorar seu conhecimento.
       Mesmo assim, ainda acredito que estamos distantes no que diz respeito a capacitação técnica e científica de um treinador para coordenar e dirigir atividades de uma equipe .
        Existe falta de apoio e incentivo, principalmente das Federações e Confederações para serem realizadas pesquisas científicas no Esporte Brasileiro.
       Segundo dados da CAPES, no período de 2005 a 2009 o Brasil foi apenas o número 47 no ranking de países com mais citações de seus trabalhos científicos.
        Assim sendo, grande parte dos estudos realizados no Brasil não são citados nas discussões de trabalhos subsequentes da área.
       Ainda falando sobre a importância Cientifica, ainda não existem no Brasil , Centros de Excelência em Treinamento Esportivo. Existem apenas alguns Centros especificamente apenas voltados para determinados esportes, mas mesmo assim ainda não possuem análises completas de Biomecânica, Fisiologia ,Cineantopometria e Laboratoriais.

       Fazendo uma comparação entre Brasil e Europa na formação de treinadores. Vamos a alguns Exemplos :

         BRASIL :

1-    Sindicatos e Associações dos Treinadores de Futebol proporcionam cursos de 15 dias em que a pessoa passa a estar apta a dirigir um Clube Profissional, mesmo com o Curso sendo de atualização em futebol.


2-    COMEBOL ( Confederação Sul Americana de Futebol ) não possui Cursos de Certificação para o Treinador, sendo que somente a C.B.F. ( Confederação Brasileira de Futebol) realiza recentemente tais Cursos.


3-    Não existe pré requisito para ser treinador de futebol em times profissionais. Inclusive já tivemos Jornalista, Políticos e Jogadores em atividade no comando de alguns Clubes no que diz respeito a parte técnica.


EUROPA e ÁSIA :
    
1-    Credenciam um treinador a dirigir um Time Profissional somente depois de Cursos que duram em media 4.686 horas ( uma média de 4 anos de estudo entre prática e teoria)

2-    Realizam frequentemente Convenções Internacionais dos Treinadores das Federações Associadas com o objetivo de troca de conhecimentos técnicos para melhora da qualidade de formação do treinador.


3-     Existência do Programa Kiss (Knowledge and Information Sharing Scenário) que é um programa que incentiva as federações a aumentar o profissionalismo com programa de qualificação e melhorar a performance se baseando também na troca de conhecimento e networking.

Conforme podemos verificar as diferenças na formação de nossos treinadores e o porque o futebol brasileiro vem perdendo em qualidade ao longo dos últimos anos.
Pelo fato do Brasil ser um País com dimensões grandes, um sistema de formação único poderia ter um certo tempo para ser colocado em prática, mas deveria começar o mais breve possível através das Federações, Confederação Brasileira de Futebol e CONMEBOL, primeiramente através de uma formação de instrutores e depois sim, formação de treinadores sendo feita sob a Coordenação da CONMEBOL e C.B.F. diretamente nos Estados.
        Para se ter uma ideia, a Espanha que  é um país de dimensões menores que o Brasil só em 2010/2011 teve 53.043 treinadores licenciados para trabalhar no futebol da Escolinha ao Profissional, segundo a própria UEFA.

Portanto, se hoje temos diversos excelentes jogadores, somos o maior exportador de jogadores de futebol para o mundo, somos o único país a participar de todas as Copas do Mundo e o único país cinco vezes Campeão do Mundo com uma formação de treinadores que ainda tem que melhorar muito. Imaginem com uma Estrutura de formação de qualidade, incentivo das Federações e Confederações e Incentivo do Poder Público ?
        Talvez seríamos um dos países com maior índice em desenvolvimento esportivo e resultados marcantes em competições internacionais, tais como Jogos Sul Americanos, Olimpíadas e Mundiais , não só no que diz respeito ao futebol , mas também no que diz respeito aos mais diversos esportes.
        Como bons treinadores, virão melhores formadores. Com melhores formadores virão melhores atletas, fazendo do esporte brasileiro uma das maiores potencias esportivas do mundo pelo simples fato de um maior investimento na carreira de nossos treinadores.
        Assim sendo, acredito que o modelo de um treinador completo e preparado seria o que tem conhecimentos técnicos para desempenhar sua função dentro de campo no que diz respeito ao plano de jogo. Conhecimento Científico para saber aplicar em conjunto com os demais integrantes da Comissão técnica, os métodos e tipos de treinamento adequados para aquele tipo de Clube e características de jogadores. E principalmente conhecimento de Gestão, para que possa alinhado a estrutura da Organização, saber dividir grandes desafios em pequenas ações, motivar, liderar, saber resolver conflitos funcionais e disfuncionais, saber negociar, avaliar e fazer com que todos saibam trabalhar em equipe para o bem do Clube ou Federação.
     Na realidade o treinador já é um Manager, pois ele é o responsável em gerir um grupo de pessoas com objetivos em comum, através do Planejamento de suas ações.
      Existe uma frase de um dos maiores treinadores que a Seleção Brasileira de Vôlei já teve, que exprime exatamente isso :

     “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingí-las” – Bernardo Resende de Freitas ( Bernardinho)