sábado, 26 de outubro de 2013

ESTADOS UNIDOS E ASIA- SONHO DE CONSUMO DOS GRANDES CLUBES DO MUNDO




            Atraves de analise de mercado recente, alguns Clubes mais organizados descobriram que o Mercado Asiatico e os EUA sao os maiores consumidores de produtos esportivos no mundo.
             Temos vistos, os grandes Clubes Europeus buscando tais caminhos para justamente aumentares suas receitas com patrocinio e venda de seus produtos, fazendo assim com que estas potencias de consumo se tornem fieis aos seus Clubes.
               O Liverpool por exemplo, Clube Ingles de maior numero de titulos na UEFA Champions League, nos ultimos 10 anos tem sido ultrapassado pelos seus rivais Manchester United e Chelsea, no que diz respeito aos resultados dentro e fora de Campo perante aos times do Continente.
               O Manchester City que tambem recebeu novos patrocinios tambem cresceu e esta tendo numeros bem proximos dos grandes da Europa.
               Conforme a Ilustracao a baixo podemos notar a evolucao financeira dos seis principais clubes da atualidade na Inglaterra. A distancia do Manchester United mostraa diferenca de faturamente e crescimento perante a seus rivais.
Cliquem na Imagem e Vejam: 






               O Segredo?
               A meu ver, manutencao de um trabalho a longo prazo com relacao a seu Staff Tecnico e principalmente um plano de Marketing que visa nao so aumentar numero de socios e receitas, mas tambem dar a seus torcedores qualidade no atendimento tanto nas acoes do Clube quanto no MATCH DAY.
             A grande prova disso, e que o Liverpool teve uma menor receita devido a alguns torcedores alegarem que seu Estadio ( Anfield Road) com capacidade de 45 mil espectadores ja esta ficando ultrapassado com relacao a Infra Estrutura e precisando de um projeto de remodelacao.



                             MODELOS BRASILEIROS :


                  De um lado Internacional e Gremio, que sao rivais historico no futebol brasileiro. Vem fazendo um trabalho de muita qualidade no que diz respeito aos Planos de Marketing e Plano de Associados no Brasil.
                  Seus programas de socios tem numeros muito bons, mais ainda sao os beneficios a seus associados no Sul. Sejam eles benficios para os Jogos quanto para os eventos realizados constantementes no Estado.
                  Vejam os numeros :

                 SÓCIOS-TORCEDORES PELO BRASIL:



Internacional - 106 mil
Corinthians - 103 mil
Grêmio - 72 mil
Santos - 50 mil
São Paulo - 50 mil
Coritiba - 30 mil
Palmeiras - 17 mil
Sport - 12 mil
Flamengo - 10 mil
Cruzeiro - 10 mil
Ponte Preta - 9 mil
Atlético-MG - 5,4 mil
Portuguesa - 1 mil



Ou seja, resultados dentro de campo ajudam, mas nao sao unicos referenciais para um Programa de Socios ter sucesso no aumento de adesao .  



Ate a proxima e Boa Semana !!