domingo, 14 de julho de 2013

Características de um "Novo" Futebol Brasileiro







Após um período sem escrever em meu blog devido as férias , não poderia deixar de passar em branco dois grandes momentos do futebol brasileiro brasileiro.
Primeiramente , o resgate do futebol alegre de dribles e do toque de bola que nossa Seleção Brasileira apresentou na Copa das Confederações.
Em segundo plano, a Classificação do Clube Atlético Mineiro as finais da Taça Libertadores da América, através de um jogo de dedicação e superação de seus jogadores e de seu comandante Cuca.
Resolvi traçar algumas coisas em comum entre esses dois momentos os quais escrevo abaixo.
Primeiramente a Seleção Brasileira resgatou o estilo realmente  característico ao futebol sul americano : uma mistura de correria, raça e tecnica, com blitz desde o início de jogo que assustou e inibiu todos os seus adversários.
A grande diferença entre nossa Seleção hoje e o Atlético Mineiro é que, o Atlético se utiliza mais do jogo aéreo.
Acredito que esta estratégia é muito válida para os jogos em casa. Senão me engano o Atlético Mineiro não perde em casa há 38 jogos como mandante.
O "Galo Doido"( como a torcida chama o Clube) tem como base pressionar a bola em todo campo. Essa característica começou na Holanda, em 1974 e foi abandonada como rotina, a não ser em algumas equipes como o Milan, na década de 1980, dirigido por Arrigo Sacchi e em vários momentos com Guardiola no Barcelona.
Nos ultimos 10 anos, muitos Clubes ao redor do Mundo vem tentando jogar assim. Mas hoje o Galo tem conseguido fazer isso nas devidas proporções, mas com uma força fora do comum.
Em casa, Brasil e Atlético jogam com uma forma de jogar que engloba : Marcação, Volantes que antes eram marcadores hoje são de grande qualidade técnica e mais leves e principalmente os atacantes iniciando a marcação do campo adversário , mas também movimentando se pelo lados do campo e centralizados sem estarem fixos.
Em casa, Muita marcação . Fora de casa um jogo mais técnico.
Prefiro o estilo "galo doido" !
Que possamos jogar a Copa do Mundo assim também !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo