domingo, 2 de setembro de 2012

A Importancia do CORE no Futebol



Resolví escrever um pouco mais deste assunto que tem sido muito utilizado durante as sessões de treinamento nos Clubes. Decidí nesta postagem utilizar uma linguagem mais popular e de fácil entendimento.
'O futebol é um esporte em que existem várias mudanças de direções durante uma partida : em média a cada 6 Segundos.
O futebol é um esporte que se utiliza força, potência , velocidade, agilidade e resistencia. Tendo em suas sesssões treinos intensos e repetitivos que levam a hipertrofia muscular e decréscimo da flexibilidade, desequilíbrio entre musculos agonistas e antagonistas, favorecendoalgumas ocorrencias de alterações músculo- esqueléticas. 
Com objetivo maior de prevenir diversas lesões , surgiu o CORE, que Objetiva fortalecer a região onde se encontra o centro de gravidade do Corpo, região onde os movimentos se interpõe.
O CORE TRAINING proporciona estabilidade, força, controle neuromuscular, melhora a postura e equilíbrio do complexo lombo-pélvico,e, principalmente, aprimoramento na performance dos jogadores. A sua função de manter o alinhamento postura e o equilíbrio dinamico entre as diversas estruturas do corpo durante as atividades funcionais contribuem para evitar sérias afecções possíveis.
Além de todas essas coisas o treinamento do Core tem a função de diminuir o gasto energético, permitindo que o Sistema Nervoso Central tenha um nível de condicionamento e integração a cadeia cinética do movimento desejado.
Vantagens deste tipo de Treinamento :
- Melhoria do Equilíbrio Muscular;
-Maior Estabilidade da Musculatura Paravertebral, abdomen e Gluteos, que são fundamentais para o chute;
-Melhora do Equilíbrio Estático e Dinamico;
-Aumento da Eficiencia dos Movimentos;
-DiminuiçÃo de Lesões Articulares e Musculares;

Para Encerrar gostaria de colocar um Estudo que foi feito com nossos jogadores há alguns anos atrás, após implementação do CORE :

- Fevereiro - 5 Lesões
- Março - 3 Lesões
- Abril - 1 Lesão
- Junho e Julho - Nenhuma Lesão Muscular

Nota- se que eram aplicados o Treinamento do Core duas vezes por Semana.

Portanto, resumindo podemos notar que o Treinamento do Core é fundamental hoje para os Atletas  a até pessoas não atletas para que se diminua os riscos de lesões.


Obs: Tentei ser o mais resumido possível e de linguagem mais popular para que todos possam entender.

Gostaria de agradecer , o pessoal da Califórnia ( Usa) que tem visitado meu Blog diariamente. Obrigado por me seguir !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo