quarta-feira, 25 de maio de 2011

As maiores revelações da Premier League

Se no futebol Mundial não tem aparecidos como revelações aqueles atacantes fixos , o camisa 9, na Liga Inglesa também não é diferente.
 Na do ano passado Cameron Jerome, do Birmingham, era a estrela solitária, agora... Por outro lado, a temporada 2010/11 foi pródiga em revelações nas posições defensivas e no meio de campo. 
Uma surpresa pra lá de agradável é o Liverpool, que em meio à sua renovação emplacou três nomes entre os 15 garotos que apareceram no campeonato recém-encerrado. Já o Arsenal, famoso por sua política de apostar em jovens, teve apenas o goleiro Szczesny como revelação. É bem verdade que Wilshere fez uma grande temporada, mas o meiocampista não era mais promessa e sim realidade. Destaque também para o lateral Fábio, que enfim mostrou o futebol que o levou à Inglaterra e agora se equipara com o irmão Rafael, e para os times "pequenos", que continuam revelando nomes e se mantendo competitivos. 

Confira a lista: 

Nome: Wojciech Szczesny 
Idade: 21
Posição: Goleiro
Clube: Arsenal 



Desde 2006, com a saída de Jens Lehmann, o Arsenal não tinha um goleiro confiável de fato. Convivendo por pelo menos quatro anos com as atuações bipolares de Almunia e Fabiánski a pressão sobre Ársene Wenger para contratar um goleiro era imensa. E eis que o acaso fez seu trabalho. Com contusões simultâneas de Almunia, Fabiánski e Manone, sobrou para o também polonês Wojciech Szczesny assumir a bronca. E ele não decepcionou. Com grandes atuações e mostrando segurança ímpar, o jovem arqueiro acabou de vez com os fantasmas que rondavam a posição. Na Premier League foram 15 jogos sem nenhuma das falhas gritantes que seus companheiros cometeram. Titular absoluto, deve crescer ainda mais.

Nome: Ciaran Clark 
Idade: 21 anos
Posição: Volante / zagueiro
Clube: Aston Villa 

Desde os 11 anos na academia do Aston Villa, Ciaran Clark ganhou nesta temporada em seu clube o destaque que já tinha nas seleções de base. Capitão dos escretes sub-18 e sub-19 da Inglaterra, Clark decidiu virar a casaca e jogar pela Irlanda, sendo convocado para a seleção principal em fevereiro desse ano. Polêmicas à parte, pelo Aston Villa ele emendou 19 partidas na Premier League, sendo 16 delas como titular, e marcou três gols. Podendo jogar como zagueiro central, lateral esquerdo e volante, Clark já se coloca como uma grande peça para o futuro do Aston Villa.

Nome: Kyle Walker 
Idade: 21 anos
Posição: Lateral-direito
Clube: Aston Villa

Após duas temporadas sem muitas chances no Tottenham, o lateral direito Kyle Walker ganhou prestígio no Villa. Com 15 partidas regulares e um gol marcado, o inglês se mostrou uma ótima aquisição por empréstimo pelo clube de Birmingham, fazendo sua primeira temporada de fato na Premier League sem grandes sobressaltos. Convocado para a seleção inglesa em fevereiro de 2011, promete ainda mais para o futuro. 

Nome: David Hoillet 
Idade: 20 anos
Posição: Ponta / atacante 
Clube: Blackburn

Depois de chegar muito novo ao Blackburn Rovers - aos 13 anos - o canadense David Hoilett teve nessa temporada tempo suficiente para mostrar seu potencial no futebol inglês. Atuando ncomo atacante aberto pela direita e por vez ou outra como atacante mais enfiado na área, Hoilett terminou a temporada com 24 jogos - 17 como titular - e cinco gols. Seu gol na última rodada, o terceiro contra o Wolves, acabou sendo o que tirou o time do rebaixamento. 

Nome: Phil Jones
Idade: 19 anos
Posição: Volante / zagueiro
Clube: Blackburn

A pouca idade do jogador não desencorajou o técnico Steve Kean. Com apenas 19 anos, Phil Jones começou a temporada 2010-11 como titular do meio campo do Blackburn, dando consistência defensiva para a equipe em uma nova posição, já que seu 1,80m não o permitiria jogar de zagueiro. Mesmo com o time em má fase, Jones teve bons momentos e, não fosse uma contusão que o tirou dos campos no final de 2010 por alguns meses, poderia ter ido além dos 26 jogos. De toda a maneira, a próxima temporada deve ser de consolidação do garoto, que já atraiu o interesse de Manchester United, Arsenal e Liverpool. 

Nome: Matt Phillips
Idade: 20 anos
Posição: Ponta 
Clube: Blackpool 

Contratado do Wycombe Wanderers especialmente para a disputa da Premier League, o ponta inglês Matt Phillips não decepcionou o treinador Ian Holloway. Em que se pese o rebaixamento dos Tangerines, Phillips foi um dos bons nomes do time. Rápido e driblador, o garoto foi uma das principais armas para o time do Blackpool chegar ao campo ofensivo. Terminou a temporada com 26 partidas e um gol. 

Nome: Seamus Coleman
Idade: 22 anos
Posição: Meia direita / lateral
Clube: Everton

Formado como zagueiro e depois como lateral direito, o jovem do Everton se destacou na temporada jogando de meia pela direita. Foi dessa forma que Coleman jogou na maior parte dos 33 jogos em que defendeu as cores dos blues no campeonato inglês deste ano. Apesar da vocação defensiva, o garoto de 22 anos ainda foi às redes quatro vezes, mostrando que tem cacife para atuar em zonas mais ofensivas do campo também. 

Nome: Martin Kelly 
Idade: 20 anos
Posição: Lateral-direito
Clube: Liverpool

No mar de renovação que atingiu o Liverpool na temporada 2010/11, o lateral direito Martin Kelly foi uma agradável surpresa. Embora já militasse nas seleções de base da Inglaterra, talvez apenas Kenny Dalglish poderia prever atuações tão consistentes com o peso e a fase que os Reds atravessavam. Mas, mesmo com uns tropeços aqui e ali, Kelly se deu bem e até fez com que Glen Johnson fosse para a lateral esquerda para que ele pudesse jogar. Sua atuação contra o United na FA Cup foi um momento dos mais altos em sua carreira até aqui. 

Nome: Jay Spearing 
Idade: 22 anos
Posição: Meiocampista
Clube: Liverpool 

Se na lateral direita Kelly foi o nome pinçado por Dalglish, no meio a "descoberta" foi Jay Spearing. Depois de ser emprestado para o Leicester, o meiocampista iniciou a temporada 2010/11 como uma das primeiras opções do banco do Liverpool. Com a contusão de Gerrard e o mau momento de Poulsen, Spearing formou ao lado de Lucas Leiva uma boa dupla de meiocampistas box-to-box. A ótima temporada lhe rendeu uma convocação para a seleção inglesa sub-21 - graças aos critérios de inscrição do torneio - que disputa o Europeu da categoria neste ano. 

Nome: Jonjo Shelvey
Idade: 19 anos 
Posição: Meiocampista / ponta
Clube: Liverpool 



Buscado no Charlton para a temporada, o meiocampista Jonjo Shelvey não chegou a ter o destaque dos colegas jovens no Liverpool, mas mostrou ter a confiança do técnico e bola para crescer nos próximos campeonatos. Podendo atuar tanto nas posições centrais ou nas pontas do esquema com quatro ou cinco homens de meio de campo, Shelvey foi a grande aposta de Dallglish para as segundas etapas dos jogos. O camisa 33 fez 15 jogos na Premier League, todos vindo do banco. Shelvey ainda deu uma assistência na vitória de 5 a 2 sobre o Fulham. 

Nome: Dedryck Boyata
Idade: 20 anos 
Posição: Zagueiro / lateral 
Clube: Manchester City 

Depois que os "investimentos externos" chegaram o Manchester City pouco olha para a sua base. Uma das exceções é o defensor belga Dedryck Boyata. Contratado pelos blues em 2006, Boyata teve poucas chances na temporada passada e algumas na 2010/11. Foram apenas sete jogos, mas o suficiente para mostrar que tem bola para estar onde está. Em que se pese uma expulsão contra o Arsenal, o campeonato foi o início de uma, quem sabe, carreira promissora. Convenhamos, conseguir uma vaga nos galáticos de Manchester está difícil e ele conseguiu. 

Nome: Fábio 
Idade: 20 anos
Posição: Lateral direito / esquerdo 
Clube: Manchester United 

Conhecido dos brasileiros desde 2007, quando deixou o Fluminense junto do irmão Rafael para jogar no Manchester, Fábio conseguiu sua afirmação na Premier League nessa temporada. Ora começando como titular, ora saindo do banco o outrora lateral esquerdo se firmou no lado oposto do campo e participou de diversas partidas importantes do Manchester United. Se alguns achavam que só Rafael tinha vingado, o panorama parece ser outro neste momento. A expectativa é que na próxima temporada os dois irmãos briguem pela vaga na lateral direita dos Red Devils. 

Nome: Asmir Begovic 
Idade: 23 anos 
Posição: Goleiro
Clube: Stoke City 

Contratado para o time juvenil do Portsmouth quando ainda tinha 17 anos, Begovic se profissionalizou no clube em 2005 e de lá até 2010 teve pouquíssimas chances de mostrar seu valor.  Em 2010 ele se transferiu para o Stoke City e a sorte mudou. Depois de algumas partidas substituind Sorensen, na temporada 2010/11 o arqueiro da Bósnia ganhou a vaga e virou a primeira escolha do técnico Tony Pullis. Aos 23 anos e com 1,96 m, fez 28 partidas na Premier League e mostrou segurança para ajudar a manter o Stoke outra vez na primeira divisão. 

Nome: Simon Mignolet 
Idade: 22 anos
Posição: Goleiro
Clube: Sunderland

Após uma temporada inteira esquentando o banco do Sunderland, Mignolet teve que encarar a bucha de substituir o goleiro Craig Gordon logo no início da temporada. Apesar da pressão, o arqueiro belga se saiu bem na missão. Realizou 22 jogos na Premier League e ajudou os Black Cats a conseguir um bom décimo lugar. Com uma nova lesão diagnosticada, Gordon deverá ficar fora de mais uma  parte da temporada que vem, o que deve abrir novas oportunidades para Mignolet. 

Nome: Tom Cleverley 
Idade: 21 anos
Posição: Meiocampista
Clube: Wigan 

Da decepção à volta por cima. Foi esse o caminho de Tom Cleverley na temporada inglesa. Após ser considerado para integrar o time principal do Manchester United, Cleverley acabou sendo emprestado para o Wigan. Era seu terceiro empréstimo em menos de dois anos de profissional no clube. Mesmo assim o garoto mostrou serviço nos Latics. Titular do meio de campo, atuou em 24 partidas no campeonato, sendo 19 como titular, e marcou quatro gols, sendo o terceiro artilheiro do time no torneio. Olho nele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo