sábado, 17 de dezembro de 2011

O Futebol nos Estados Unidos

Caros Amigos
Hoje vou falar uma pouco do futebol nos Estados Unidos. Um lugar onde tive o privilégio de trabalhar em duas Ocasiões: Uma na Seleção de Base e outra Comandando o L.S. University .
Ao contrário do que muitos pensam, o futebol nos Estados Unidos tem crescido de maneira assustadora graças ao bom trabalho executado tanto pelos Clubes como pel MSL ( Major Soccer League).
O trabalho tanto dentro de campo quanto nos bastidores é feito de maneira a promover tanto espetáculo quanto profissionais que trabalham na parte Organizacional do Clube. Ainda não ví nenhum clube do mundo chegar perto do que é feito por lá.
Foi o unico País do Mundo onde ví dois rivais jogarem e dividirem um mesmo Estádio . No Sábado por exemplo jogava o Chivas e toda renda e despesas ficam por conta deles , além de ter que entregar o Estádio 6 horas após a utilização em perfeitas condições de limpeza para o rival ( L.A.Galaxy) que tinha as mesmas obrigações. Ou seja um utilizava um dia  fazendo todos os planos de marketing durante os jogos, venda de carnês, etc... e o outro depois de 6 horas após o apito final poderia iniciar a montagem do jogo do dia seguinte.
Foi o maior aprendizado que tive no que diz respeito a Organização do Futebol e utilização da imagem de um Clube de Futebol.
No que diz respeito a interesse, muita gente que não conhece acha que eles nao tem interesse pelo futebol, mas os números não mostram isso :  Há no momento mais de 20 milhões de jovens praticando essa modalidade no país (segundo a federação americana). De acordo com as instituicoes de promoção do desporto em nível de iniciação (veja abaixo), o país tem mais jovens praticando o futebol do que o beisebol ou futebol americano.
  A Organização Clássica do futebol continua :  Estrutura Triangular da base até o Profissional.

m nível recreativo de iniciação, a AYSO, ou American Youth Soccer Organization (Organizacao Americana de Futebol para Jovens http://soccer.org/home.aspx) tem a função de promover a participação, educar pais e técnicos iniciantes e conduzir eventos locais, estaduais e nacionais. Esses eventos são de natureza recreativa e não visam disputa de trofeus e campeonatos. Há também outra entidade chamada de SAY ou Soccer Association for Youth (Associacao de Futebol para Jovens - http://www.saysoccer.org). As duas funcionam de maneira similar.
 
À medida que um garoto ou garota se interesse em participar de competições, dai a opção e de se afiliar a um clube. Clubes têm diferentes níveis que envolvem participação em competições locais, regionais ou nacionais. Em geral, esses clubes são afiliados a entidade US-Youth Soccer (http://www.usyouthsoccer.org/index.asp). Clubes afiliados normalmente cobram taxa de participação e possuem estrutura que chega a ser invejável a clubes profissionais.
 
Jogadores (as) que despontam em clubes têm a opção de fazer teste para serem aceitos no programa que tem objetivo de detectar valores para as seleções nacionais. Esse programa é o ODP ou Olympic Development Program (Programa de Desenvolvimento Olimpico -http://www.usyouthsoccer.org/programs/OlympicDevelopmentProgram.asp).
 
Está vinculado ao US-Youth Soccer e faz uma triagem que começa regionalmente. Há até um programa de ODP Europeu que detecta jogadores de cidadania americana que moram na Europa (http://www.odp-europe.com/).
 Outra opção para a elite jovem é de se afiliar a uma academia de futebol. Muito comum no mundo do tênis e da ginástica, essas academias permitem ao jovem estudar e morar na academia e treinar futebol em período integral (por exemplo, a IMG -http://www.imgacademies.com/soccer-academy/). Essas academias, porém, são caras, mas têm uma estrutura fantástica.
 
Até certo ponto, o afunilamento dos jovens de potencial é bastante elitista. As opções são caras e as famílias fazem alto esforco para poder manter os jovens participando desses eventos e competições. Em teoria, há oportunidades de “bolsas” e descontos, mas são poucos os clubes que usam dessa prática.
 
Há também a prática do futebol competitivo dentro do sistema educacional. Escolas de nível primário até universitário podem também oferecer oportunidades de participação. As ligas são muito organizadas e se enquadram em diferentes níveis de competição. As melhores ligas têm nivel alto. De fato, o futebol universitário é visto como a principal fonte de revelação de jogadores (as) para o nível profissional.

domingo, 11 de dezembro de 2011

BARCELONA X REAL MADRID - 11/12/2011

O blafe de Mourinho transmitido por Karanka na entrevista coletiva de pré-jogo, dizendo que escalaria um 4-3-3 com três volantes fechando o meio-campo para travar as ações ofensivas de Messi,Iniesta e cia. Dados por muito como certeza de escalação, não foi aplicado nos 11 que começaram a batalha no Bernabéu
Os primeiros 20 minutos do Real Madrid foram os melhores de Mourinho contra o Barça em todos os clássicos espanhóis. Aplicação técnica e tática, pegada, marcação e vontade. Foram necessários apenas 20 segundo para Benzema abrir o placar após saída errada de Valdés
O Barça perdido e encurralado iniciou o jogo taticamente no 4-3-3 de costume, mais aos poucos o time foi se remodelando e se redescobrindo, Fábregas recuou e centralizou no meio de campo ao lado deXaviIniesta e Daniel Alves abriram, quando Iniesta (ou seja o Barça tinha a bola) subia era o 3-4-3 quando o Real tinha a posse, Busquets recuava fazendo dupla de zaga com PiquéPuyol na lateral direita e Abidal na esquerda era o 4-4-2 inétido no Barça de Guardiola.

Já Mourinho, "inventou", mais não comprometeu, escalou o Real no rotineiro, e até certo ponto, ousado 4-2-3-1, indo jogar contra o Barça e não se fechando como havia "adiando na coletiva".Coentrão na lateral direita, Diarra e Alonso como volantes e o trio de meias C.RonaldoOzil e DiMaría. Com o 3-4-3 do Barça, Puyol era o encarregado de marcar Ronaldo, Abidal em Di María eBusquets em OzilBenzema muito mais móvel era de Piqué.

Aos poucos, ainda no primeiro tempo, o Barça foi tomando cara de Barça, primeiro recuperou a posse de bola e depois resolveu jogar. Messi como ponta esquerda, veio buscar o jogo no meio e abriu a zaga do Real Madrid deixando Sanchez na cara do gol para empatar o jogo. 
No segundo tempo, o Barça já iniciou tomando as rédeas do jogo, mais rápido e eficaz, deixou o Real na roda, e logo no começo do segundo tempo foi pra cima, e em um dos seus ataques em bloco, velocidade e muitos passes, ela sobrou para Xavi que ariscou e contou com o desvio de Marcelo para deixar o Barça na frente do placar. 
Mais organizado e não menos variante o Barça de Guardiola se postou no 4-4-2 ortodoxo no segundo tempo, os laterais, Puyol e Abidal não avançaram, Fábregas e Iniesta revezam na armação pela esquerda, Daniel Alves trabalhava como winger pela direita, muita velocidade e chegadas em ótimos contra-ataques, e em uma dessas escapadas Daniel Alves cruzou para Fábregas sacramentar o placar no Bernabéu, mesmo com a vitória encaminhada o 4-4-2 seguiu e Messi fazendo o trabalho de "falso 9". 
O Real de Mourinho se viu desesperado, o Português mexeu colocou KakáKhedira e Higuainsacando OzilDiarra e  Maria, seguiu no 4-2-3-1, abriu Benzema pela direita, centralizou Kaká e abriu C.Ronaldo pela esquerda com Higuain no comando de ataque, mais nada que pudesse evitar mais uma vitória do melhor time do mundo, em uma virada incrivel, técnica e táticamente.

Brasileirão e Mundial de Clubes

Chegamos ao fim de mais um Campeonato Brasileiro . O grande Campeão foi o Corinthians com grande justiça, pois foi o unico Clube que nao trocou seu treinador.
Mesmo com alguns momentos de pressão por parte de sua torcida , a diretoria foi competente em manter o Treinador Tite que foi o maior responsável por uma Conquista onde valorizou sempre que estava melhor no momento de cada partida e jamais declarou que algum jogador seria titular absoluto.
Parabens Tite ! Parabens Corinhtians !

Já pelo Mundial de Clubes , o Al Saad acaba de mostrar ao Mundo que o futebol do Qatar, ao contrário do que muitos que passaram por aqui fazem questão de menosprezar, vem evoluindo e crescendo nos últimos anos e se tornando o sonho de consumo de 9 entre 10 profissionais que trabalham com futebol.
Outro que surpreendeu foi o Kashiwa que venceu o Monterrey do México e agora enfrenta o Santos. O time de Nelsinho Batista teve competencia e frieza contra a forte equipe mexicana.
Agora o Mundial começa para valer ! Quem bobear está fora !

Na minha opinião a final será Santos x Barcelona, mas para o Al Saad e Kashiwa chegar aonde chegaram já pode ser considerado histórico para os dois clubes que não tem tradição em competições Internacionais.

Um abraço a todos e até a próxima........