Caros Amigos
Hoje resolvi escrever sobre um assunto que acho que deveria pegar nao so no Brasil...mas em todo mundo esportivo.
A Federação Inglesa (Football League) decretou o rebaixamento do Southampton à terceira divisão, aquela que tem o curioso nome de League One.
A FA decretou que o clube perderá dez pontos nesta ou próxima temporada, o que lhe for pior.
O clube foi punido porque a empresa proprietária do clube pediu concordata no início de abril. Os advogados do clube tentaram mostrar que se tratavam de empresas diferentes e contabilidades separadas, mas a Federação Inglesa concluiu exatamente o contrário.
O Southampton é o penúltimo colocado na segunda divisão (The Championship), a quatro pontos do último clube que vai se salvando, com duas rodadas para o fim.
Se conseguir se “salvar”, perderá dez pontos e será rebaixado. Se for rebaixado sem a punição, ela será aplicada na terceira divisão, o que poderá provocar nova queda.
A Inglaterra há algum tempo adotou o modelo francês de punição esportiva para clubes que não cuidam de sua saúde financeira. O principal objetivo é impedir que algum clube consiga uma vantagem esportiva indevida por meio de excessivo endividamento.
No anos 50, o Stade de Reims chegou a ser finalista da Copa dos Campeões. Quando se descobriu o rombo de suas contas, foi eliminado do futebol profissional e rebaixado à quinta divisão, amadora.
Embora longe de terem grande poderio econômico, os clubes franceses raramente aparecem nas listas de clubes em má situação financeira.
A última vez que o Southampton disputou a Premier League foi em 2004/05. Seu maior título é a Copa da Inglaterra de 1976.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentario sera muito bem vindo