domingo, 18 de agosto de 2013

Pela Volta dos Pontas.....Retrocesso !!??? Jamais

Hoje abordo uma questão que muitos talvez poderão discordar, mas o futebol necessita de mais jogadas pelas linhas laterais do Campo.
Onde andam as triangulações pelo lado do Campo? 
Cade aqueles jogadas de linha de fundo com ultrapassagem dos laterais ?
No tempo de meus antecessores ( em mil novecentos e la vai fumaça ), tínhamos também laterais que eram proibidos de subir e fazer o apoio. Dizem os mais experientes que eu, que na Copa de 58,durante o jogo contra Austria, que o treinador Vicente Feolla gritava para nosso Lateral Djalma Santos nao subir na posse de bola do Brasil de jeito nenhum. Mesmo assim, durante um determinado momento do jogo, nosso lateral apoiou , foi la e guardou um gol para nossa Seleção.
Em todos os momentos, o futebol sempre foi jogado pelas pontas. Quem nao se lembra de garrincha, do hoje treinador Renato Gaúcho? 
Foram dois autênticos atacantes que buscavam as jogadas ofensivas pela lateral do campo. Eu poderia ficar aqui falando de vários!
A partir de 1966, especificamente na Europa, foram acabando os modelos de jogo com pontas. Os Clubes e Seleções passaram a usar dois meias ofensivos que , quando jogavam aos lados dos volantes, ajudando na marcação e, quando da posse de bola abriam pelo lado do Campo. Ate hoje, esse sistema e muito utilizado, perdendo apenas por outro em que apenas se troca um dos meias e o centraliza por trás dos atacantes e o chamando de playmaker, ou meia de ligação.
Hoje muitos Clubes, tem os volantes que avançam como meias. Mas somente aqueles que possuem volantes de muita qualidade técnica  Para quem gosta de números já e chamado 4-1-4-1 . Sera !? Mudam-se os números  mas as funções continuam quase as mesmas.
A principal evolução que tem que acontecer na minha opinião , sao as dobras pelo lado do Campo. Tanto na parte ofensiva quanto na parte defensiva, onde os meias abertos ( pontas) jogam com o apoio dos laterais e também podem ajudar ate determinado momento na parte defensiva sempre igualando ou aumentando o poderio ofensivo ou defensivo de seu time.
Vejo vários clubes no mundo jogando ainda num sistema, que já era utilizado ha 20 anos atras, com 3 volantes e um meia de ligação  Os volantes viraram auxiliares dos laterais. Subiu você cobre ! Se um dos volantes subir, os outros 2 nao sobem !  Seria a nova era dos volantes nao serem mais meio campos e passarem a ser homens de marcação e cobertura dos laterais !??


GAROTOS EXPERIENTES OU EXPERIENTES GAROTOS ?

Um ponto que gostaria também de compartilhar e que o nível de nosso Campeonato Brasileiro ou esta muito baixo ou nossos garotos acima de 35 estão voando ! 
Prefiro acreditar que e um pouco dos dois !
Vamos a exemplos:

Ze Roberto e Juninho Pernambucano :

 Os dois nao sao típicos volantes nem típicos meias. Sao armadores, ofensivos e defensivos. Se falassem hoje, que encerrariam a carreira. Quem iriam substitui-los no mesmo nível ou pelo menos com qualidade parecida!? Nao temos !

Alex, Ronaldinho Gaúcho e Seedorf:

Meias Ofensivos, que jogam, marcam e ainda fazem gol importantes de bola parada. Jogam com enorme categoria e fazem do jogo uma grande pelada ( onde jogam com tranquilidade sem medo de errar um passe importante,o fazem com alegria e ainda alegram os torcedores com seus dribles). Existe alguém preparado no futebol brasileiro para substitui-los ? Nao !

Portanto, vejo o futebol brasileiro ainda precisando de jogadores a altura dos nossos grandes ídolos  Existe uma melhora no aprendizado tático do jogo, mas ainda precisamos urgentemente de uma melhora técnica na periodização dos treinos. Estamos mais preocupados a ensinar como jogar com os números ( 4-4-2, 4-3-3, 4-5-1 , etc....) do que ensinar a fazer o cruzamento certo, o chute preciso, o cabeceio decisivo.
Aspecto tático e importante, mas formação técnica ainda e muito mais !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo