sábado, 17 de dezembro de 2011

O Futebol nos Estados Unidos

Caros Amigos
Hoje vou falar uma pouco do futebol nos Estados Unidos. Um lugar onde tive o privilégio de trabalhar em duas Ocasiões: Uma na Seleção de Base e outra Comandando o L.S. University .
Ao contrário do que muitos pensam, o futebol nos Estados Unidos tem crescido de maneira assustadora graças ao bom trabalho executado tanto pelos Clubes como pel MSL ( Major Soccer League).
O trabalho tanto dentro de campo quanto nos bastidores é feito de maneira a promover tanto espetáculo quanto profissionais que trabalham na parte Organizacional do Clube. Ainda não ví nenhum clube do mundo chegar perto do que é feito por lá.
Foi o unico País do Mundo onde ví dois rivais jogarem e dividirem um mesmo Estádio . No Sábado por exemplo jogava o Chivas e toda renda e despesas ficam por conta deles , além de ter que entregar o Estádio 6 horas após a utilização em perfeitas condições de limpeza para o rival ( L.A.Galaxy) que tinha as mesmas obrigações. Ou seja um utilizava um dia  fazendo todos os planos de marketing durante os jogos, venda de carnês, etc... e o outro depois de 6 horas após o apito final poderia iniciar a montagem do jogo do dia seguinte.
Foi o maior aprendizado que tive no que diz respeito a Organização do Futebol e utilização da imagem de um Clube de Futebol.
No que diz respeito a interesse, muita gente que não conhece acha que eles nao tem interesse pelo futebol, mas os números não mostram isso :  Há no momento mais de 20 milhões de jovens praticando essa modalidade no país (segundo a federação americana). De acordo com as instituicoes de promoção do desporto em nível de iniciação (veja abaixo), o país tem mais jovens praticando o futebol do que o beisebol ou futebol americano.
  A Organização Clássica do futebol continua :  Estrutura Triangular da base até o Profissional.

m nível recreativo de iniciação, a AYSO, ou American Youth Soccer Organization (Organizacao Americana de Futebol para Jovens http://soccer.org/home.aspx) tem a função de promover a participação, educar pais e técnicos iniciantes e conduzir eventos locais, estaduais e nacionais. Esses eventos são de natureza recreativa e não visam disputa de trofeus e campeonatos. Há também outra entidade chamada de SAY ou Soccer Association for Youth (Associacao de Futebol para Jovens - http://www.saysoccer.org). As duas funcionam de maneira similar.
 
À medida que um garoto ou garota se interesse em participar de competições, dai a opção e de se afiliar a um clube. Clubes têm diferentes níveis que envolvem participação em competições locais, regionais ou nacionais. Em geral, esses clubes são afiliados a entidade US-Youth Soccer (http://www.usyouthsoccer.org/index.asp). Clubes afiliados normalmente cobram taxa de participação e possuem estrutura que chega a ser invejável a clubes profissionais.
 
Jogadores (as) que despontam em clubes têm a opção de fazer teste para serem aceitos no programa que tem objetivo de detectar valores para as seleções nacionais. Esse programa é o ODP ou Olympic Development Program (Programa de Desenvolvimento Olimpico -http://www.usyouthsoccer.org/programs/OlympicDevelopmentProgram.asp).
 
Está vinculado ao US-Youth Soccer e faz uma triagem que começa regionalmente. Há até um programa de ODP Europeu que detecta jogadores de cidadania americana que moram na Europa (http://www.odp-europe.com/).
 Outra opção para a elite jovem é de se afiliar a uma academia de futebol. Muito comum no mundo do tênis e da ginástica, essas academias permitem ao jovem estudar e morar na academia e treinar futebol em período integral (por exemplo, a IMG -http://www.imgacademies.com/soccer-academy/). Essas academias, porém, são caras, mas têm uma estrutura fantástica.
 
Até certo ponto, o afunilamento dos jovens de potencial é bastante elitista. As opções são caras e as famílias fazem alto esforco para poder manter os jovens participando desses eventos e competições. Em teoria, há oportunidades de “bolsas” e descontos, mas são poucos os clubes que usam dessa prática.
 
Há também a prática do futebol competitivo dentro do sistema educacional. Escolas de nível primário até universitário podem também oferecer oportunidades de participação. As ligas são muito organizadas e se enquadram em diferentes níveis de competição. As melhores ligas têm nivel alto. De fato, o futebol universitário é visto como a principal fonte de revelação de jogadores (as) para o nível profissional.

Um comentário:

  1. Tenho interesse de trabalhar nos EUA como coach. Sou pós-graduado e trabalho com todas as faixas etárias.

    ResponderExcluir

Seu comentario sera muito bem vindo