quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os Novos Brasileiros no Japao


Ver um brasileiro na J-League já não é novidade. Afinal de contas, a maior parte dos estrangeiros que jogam no Japão vieram do Brasil. Dos nove brasileiros que chegaram no meio do ano para reforçar os times que disputam a J1, seis estão na J-League pela primeira vez. Confira todos os nomes (a lista com os brasileiros na J1 no início da temporada pode ser vista aqui):
Anderson Gonzaga, atacante, 27 anos – Albirex Niigata (29/12/1983)
Apesar de ter nascido em Porto Feliz-SP, não jogou profissionalmente em times brasileiros. Passou por Portuguesa (Venezuela), Destroyers, Blooming e Bolívar (Bolívia), Panionios (Grécia) e Danubio (Uruguai) antes de chegar em Niigata. Sua primeira partida como titular foi no jogo contra o Vissel Kobe, pela 22ª rodada. O Albirex perdeu por 2×1, mas Anderson balançou as redes e fez seu primeiro gol na J-League. Deve brigar por uma posição no ataque com os também brasileiros Bruno Lopes e Michael.
Davi, atacante, 27 anos – Ventforet Kofu (10/03/1984)
No Brasil, jogou por Ipatinga, Vitória e CSA. Já esteve no Japão entre 2007 e 2009 e marcou 45 gols no período em que defendeu Consadole Sapporo e Nagoya Grampus. Foi vendido ao Umm-Salal do Catar e, depois de uma passagem não muito boa por lá, foi emprestado ao Beijing Guoan da China. Chegou ao Ventforet também por empréstimo, declarando-se arrependido de ter ido para o Oriente Médio. A expectativa era que ele chegaria para ser titular, formando a dupla de ataque com o artilheiro Mike Havenaar. Porém, longe de sua melhor forma e sem marcar gols, tem ficado no banco.
Diego, meia, 27 anos – Vegalta Sendai (22/03/1984)
O ex-jogador do Palmeiras já estava no Japão desde 2005 e atuou por outros quatro clubes antes de chegar a Sendai. Diego foi emprestado pelo Kyoto Sanga, time que foi rebaixado em 2010 e está fazendo uma péssima campanha na J2, praticamente sem chances de ser promovido. Tem ficado no banco e teve apenas uma participação rápida na 24ª rodada, quando entrou nos minutos finais na partida contra o Montedio Yamagata, que já estava com o placar definido em favor do Vegalta.
Fábio Lopes, atacante, 26 anos – Cerezo Osaka (24/05/1985)
Depois de não renovar o empréstimo de Rodrigo Pimpão (que foi para o Omiya Ardija), o Cerezo trouxe outro brasileiro para o seu lugar: Fábio Lopes, que estava no Icasa, disputando a Série B do Brasileirão. O atacante chegou também por empréstimo, até o fim do ano. Fez sua estreia no clássico contra o Gamba, entrando no segundo tempo, e já foi titular a partir da partida seguinte. Aparentemente, Levir Culpi vai usá-lo mais como um substituto de Inui (que foi pra Europa), formando um trio de meias ofensivos junto com Kiyotake e Kurata. Ainda não marcou, mas se destacou na vitória contra o Urawa Reds (3×1) pela 24ª rodada, quando deu a assistência para todos os três gols do Cerezo.
Rafael Lemes dos Santos, meia, 18 anos – Albirex Niigata (01/04/1993)
Veio do PSTC (Paraná Soccer Technical Center) de Londrina, clube que trabalha com divisões de base. O garoto, que se define como um meia de muita força e boa finalização que gosta de chutar de longe, vai ter a chance de disputar pelo Albirex sua primeira partida como profissional. Ainda não foi relacionado para um jogo oficial.
Rafael Ramazotti, atacante, 23 anos – Avispa Fukuoka (09/08/1988)
É fato que o lanterna Avispa precisava de reforços em todos os setores para conseguir o milagre de não ser rebaixado. Com um novo contrato de patrocínio acertado e dinheiro em caixa, a diretoria preferiu fortalecer o ataque e trouxe um atacante de 1,93 m para ser a referência na área. Ramazotti jogou a última temporada no Gil Vicente, campeão da segunda divisão de Portugal. O jogador pertence ao Santo André e está emprestado até o final do ano. Devido a problemas físicos, ele só conseguiu fazer sua estreia na 24ª rodada, quando entrou no segundo tempo, mas nada pode fazer diante do Kashima Antlers – o Avispa acabou goleado por 6×0. De fato, escapar do rebaixamento vai ser uma “missão impossível”.
Rafinha, atacante, 24 anos – Gamba Osaka (30/06/1987)
Ele já estava no Japão, jogando a segunda divisão pelo Thespa Kusatsu desde 2010, e chegou ao Gamba para ser o substituto do artilheiro Adriano, que foi para o Catar. Sua estreia não poderia ser melhor: Rafinha entrou no segundo tempo, fez um gol e deu duas assistências na vitória por 4×1 contra o Kashima Antlers. Marcou três gols contra o Kawasaki Frontale (vitória por 6×3) e deu três assistências contra o Vissel Kobe (vitória por 4×0). Ele já tem sete gols marcados em oito partidas. Anteriormente, além de uma rápida passagem pelo Avispa Fukuoka, já havia jogado pelo Nacional-SP e Paulista de Jundiaí.
Rodrigo Souto, volante, 27 anos – Júbilo Iwata (09/09/1983)
O volante rescindiu o contrato com o São Paulo, que iria até o fim do ano, e acertou com o Júbilo por um ano e meio. Rodrigo chegou direto como titular e já causou excelente impressão na partida de estreia. Mesmo sendo um jogador mais defensivo, ele marcou duas vezes na goleada de 6×1 contra o Kashiwa Reysol. Será uma peça importante no meio-campo da equipe de Iwata.
Tartá, meia/atacante, 22 anos – Kashima Antlers (13/04/1989)
Depois que o atacante Carlão foi embora (sem deixar muitas saudades), o Kashima trouxe Tartá, emprestado pelo Fluminense até o final do ano. Ele tem ficado no banco e ainda não teve muitas chances de jogar, entrando apenas no final dos jogos. Vai ter que mostrar serviço para ganhar uma vaga no ataque, que já tem jogadores como Tashiro (artilheiro do Kashima com 10 gols), Koroki (apenas 3 gols, mas joga para o time e já foi até convocado pra seleção) e Osako (marcou 4 gols na liga e é presença constante na seleção olímpica).
Fotos: sites oficiais dos clubes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo