terça-feira, 1 de março de 2011

Renovação no Futebol Brasileiro

Foto: Reuters
Já ouvi várias vezes muitas  que existem vários talentos surgindo no futebol brasileiro.Sempre se falou de jogadores, mas dificilmente se vê os clubes falarem que estão dando oportunidade a um treinador jovem que está surgindo no mercado.
No Brasil tenho acompanhado diversos clubes "quebrando a cabeça"para encontrarem um comandante para suas equipes quando perdem um treinador. Talvez seja mais fácil dizer que não existe no mercado do que se informarem com relação a profissionais que fazem bons trabalhos no Brasil e no exterior.
Lembro de que, quando eu fui ao Brasil de férias em junho do 2010 , um clube demonstrou interesse em meu trabalho . Fiquei muito feliz com essa possibilidade, pois era um clube que apesar de não estar bem colocado no Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, tinha tudo para melhorar sua situação.
Lembro que um diretor me ligou , falou de valores e tudo mais. Pediu apenas para que eu aguardasse a reunião que aconteceria a noite com o Presidente do Clube.
No dia seguinte, recebo a ligação e a explicação do diretor era a seguinte pela escolha por outro profissional :
"Leonardo, o Presidente escolheu o fulano, pois caso o time não saia dessa situação e seja rebaixado, ele poderá falar que ele trouxe o cara que tem nome e ele nao resolveu. Portanto a culpa nao seria dele, mas sim do treinador de nome. Se trouxesse voce ele teria que justificar a sua contratação , pois voce nao é conhecido aqui no Brasil pela maior parte do público."  disse o diretor.
Pensei.....adianta responder uma mentalidade dessa? Apenas agradecí e desejei sucesso ao Clube que apos 1 mes depois trocou o treinador contratado.
Mas , contra esses argumentos existem excessões :
- Andre Villas Boas ( 34 anos) - Treinador do Porto , liderando o Campeonato Portugues
- Carlos Alberto Parreira ( 28 anos era Treinador da Seleçao de Gana)

Lógico que isso pensando rapidamente . Se pesquisarem existem inúmeros treinadores que mostraram que podem e estão preparados para isso. No Kuwait, na Arabia Saudita, no Japao e até aqui no Qatar entre outros países existem treinadores brasileiros que tem feitos excelentes trabalhos e tem totais condições de assumir times de ponta no Futebol e Futsal do Mundo. Falta apenas uma coisa chamada : Oportunidade. Coisa que os Alguns Clubes do Brasil já não o fazem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo