quarta-feira, 5 de maio de 2010

ANALISE TATICA URUGUAI



Durante as Eliminatórias Sul-Americanas, o técnico Oscar Tabárez se utilizou de um sistema bem comum aos clubes brasileiros na seleção do Uruguai: o 3-6-1. Acompanhei diversos jogos, incluindo os dois da repescagem contra a Costa Rica, e em todos a equipe teve três zagueiros e dois volantes, variando apenas a formação conforme os jogadores escolhidos pelo treinador nas diferentes convocações.
O 3-6-1 do Uruguai propõe uma espécie de losango no meio-campo. Há dois jogadores eminentemente defensivos, um deles mais centralizado, e outro fazendo a saída de bola pela direita. No lado esquerdo, um meia apoiador com poder de marcação, mas veloz na transição ofensiva. À frente do trio, o atacante Forlán é utilizado como o “enganche”, responsável pela aproximação com o atacante Suárez.
Acredito que a escolha tática seja motivada pela fartura de bons jogadores de defesa, somada à carência de articuladores natos. Na defesa, Tabárez conta com Lugano, Scotti, Victorino…tem ainda Cáceres, infelizmente vitimado por sucessivas lesões; para a proteção da primeira linha de meio campo, há Gargano, Pérez, Eguren, Álvaro Fernandez.
Já na articulação, o “cebola” Cristian Rodríguez despencou no Porto; Lodeiro ainda é um jovem que busca afirmação na Holanda após temporada de exceção no Nacional. E findam as opções.Com isso, Forlán foi recuado, e na frente Suárez tem a preferência, em disputa que apresenta ainda Loco Abreu e Sebastian Fernández, jogador do Banfield recentemente conhecido pela torcida do Inter.
Na convocação para o último amistoso - contra a Suíça - Tabárez chamou 21 jogadores. Não constaram três nomes: os zagueiros Lugano e Cáceres, e o volante Eguren. A lista definitiva para a Copa não deve fugir desta base de 24 atletas, mais um terceiro goleiro, cortando-se dois dos 23 possíveis. Confiram a recente chamada do treinador uruguaio:
Goleiros:
Muslera - Lazio (ITA)
Castillo - Deportivo Cali (COL)
Defensores:
Godin - Villarreal (ESP)
Scotti - Colo Colo (CHI)
Fucile (POR)
Victorino - Universidad de Chile
Maxi Pereira - Benfica (POR)
Meio-campistas:
Perez - Monaco (FRA)
Arevalo Rios - Peñarol
Gargano - Napole (ITA)
Álvaro Gonzalez - Levadiakos (GRE)
Álvaro Pereira - Porto (POR)
Álvaro Fernandez - Universidad de Chile
Rodriguez - River Plate (URU)
Lodeiro - Ajax (HOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo