segunda-feira, 27 de abril de 2009

CORINTHIANS E SUA FORMA DE JOGAR






Ontem assisti à repetição de um sistema interessante de marcação no Corinthians de Mano Menezes. Se com a bola a equipe atua no convencional 4-4-2 com meio-campo em quadrado, na marcação o Timão fecha em duas linhas, no ainda mais tradicional 4-4-2 britânico.




Com a posse, o Corinthians tinha Cristian como primeiro volante, mais à esquerda; Elias de segundo volante, pouco à direita; Morais na meia-esquerda; e Douglas centralizado na articulação. No ataque, Jorge Henrique aberto na direita, e Ronaldo também centralizado.



Sem a bola, o movimento é sincronizado os dois lados. Morais recuava, alinhando-se a Cristian; e na direita, quem descia era Jorge Henrique, completando a linha de meio-campo ao lado de Elias. Com isso, Mano Menezes permitia aos laterais entrar em combate direto com Madson e Neymar, deixando um zagueiro com Kléber Pereira, e outro sobrando.



Morais e Jorge Henrique entravam em combate direto com os laterais Luizinho e Triguinho, enquanto Cristian e Elias fechavam a frente da área, tirando os espaços das diagonais de Madson e Neymar, e também acabando com a movimentação de Paulo Henrique.



Só não participavam dessa formação defensiva Douglas e Ronaldo. Douglas para receber e organizar o contra-ataque, e Ronaldo para finalizar, como aconteceu nos dois gols que ele marcou.



No 2º tempo, Mano Menezes trocou Jorge Henrique por Fabinho, mas manteve a formação defensiva em duas linhas de quatro jogadores. Ele passou Elias para o lado direito, onde estava Jorge Henrique, colocando Fabinho ao lado de Cristian. O Santos, com os lados bloqueados, perdeu a infiltração em diagonal. E se viu forçado pelo Corinthians a apelar para o chuveirinho sem critério, não obtendo vantagem na bola aérea.



Esta estratégia deu certo, acredito, muito em função das características dos jogadores. Morais e Jorge Henrique aliam velocidade e capacidade física para movimentar-se nas duas táticas de grupo (marcação e saída de jogo), mantendo o fôlego e o comprometimento com muita disciplina tática. Tanto que Mano Menezes não exigiu o mesmo de Douglas, um jogador mais lento, preferindo Morais pelo lado esquerdo, e deixando o camisa 10 na organização dos contra-ataques.
AH.....Ronaldo e um capitulo a parte....dois gols com a perna esquerda!!!??? Sera que a atual Selecao brasileira tem um jogador com essas caracteristicas e qualidade ja pronto para uma Copa do Mundo!!?? Veremos.....................










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentario sera muito bem vindo